Polícia



Serra gaúcha

Câmeras registram momento da morte em supermercado de Vacaria durante briga por uso de máscara 

Gerente foi esfaqueado, sacou um revólver e atirou contra cliente que não queria usar proteção

26/06/2020 - 10h15min


Leonardo Lopes
Enviar E-mail

A Polícia Civil divulgou imagens da desavença sobre o uso de máscara dentro de um supermercado que resultou na morte de um cliente, em Vacaria, no último sábado (20). As reproduções a partir de câmeras de monitoramento do local mostram quando Aldori Somavilla Cardoso, 36 anos, chuta e esfaqueia o gerente Jonas Macedo, 32. 

Ferido, o gerente saca um revólver e atira contra o cliente, que morre no local. Para o delegado Anderson Silveira de Lima, a gravação reforça a versão das testemunhas de que o caso é um homicídio consumado por legítima defesa.

O desentendimento aconteceu no bairro Petrópolis e, segundo a Polícia Civil, teve início porque Cardoso se recusou a usar máscara dentro do estabelecimento. O equipamento de proteção individual, que é de uso obrigatório em razão da pandemia do coronavírus, teria sido alertado pelo gerente do supermercado. Testemunhas informaram à polícia que não teria havido agressão por parte de Macedo.

A Polícia Civil de Vacaria optou por divulgar apenas imagens da gravação feita pelo sistema de monitoramento do supermercado. 

Na primeira imagem, o gerente de camisa preta aparece no canto superior direito da tela. Cardoso está sendo agredido por um chute. A briga acontece próximo aos caixas, onde outros clientes estão fazendo compras. O relógio da câmera mostra que a agressão acontece às 19h30min11seg.

A imagem seguinte é de três segundos depois, quando o cliente aparece na tela. Cardoso está de camisa verde e com o braço esticado. O gerente tenta se defender com as mãos. Segundo a Polícia Civil, este é o momento de uma das facadas.

O próximo registro é de um segundo depois, quando Cardoso está puxando a faca de volta após o ataque. Macedo foi atingido por dois golpes na altura do peito, um deles foi uma perfuração com a ponta da lâmina.

A reprodução seguinte mostra 19h30min20seg. É o momento que o gerente saca o revólver calibre .38 e começa a avançar. O cliente já não aparece na tela. 

A imagem seguinte é de outra câmera, que mostra a área de entrada do supermercado, em frente ao caixa, e o relógio tem um horário diferente: 19h30min02seg. O cliente, de camisa verde, aparece no canto esquerdo inferior esquerdo. Segundo a Polícia Civil, ele está recuando após ter golpeado o gerente. É possível ver que ele ainda está com a faca na mão direita.

O próximo registro é de quatro segundos depois, quando o cliente já recuou alguns passos. No canto esquerdo da tela, é possível ver um braço com um revólver apontado para Cardoso. O delegado Lima afirma que este é o momento em que Macedo atira. Cardoso foi atingido por dois disparos, ambos no peito, e morreu no local.

A Polícia Civil continua a ouvir o depoimento de testesmunhas, porque havia diversas pessoas no supermercado no momento do crime. Segundo o delegado Anderson, as imagens em alta resolução confirmam que a primeira agressão foi por faca e depois houve a reação com revólver. O gerente do supermercado foi intimado para comparecer na delegacia, mas apresentou um atestado médico e seu depoimento foi remarcado para semana que vem. Ele teve alta médica na tarde de segunda-feira (22).

Procurados pela reportagem nesta semana, os familiares preferiram não falar sobre o que aconteceu. A saída de Macedo do hospital foi confirmada pelo advogado da família, Otto Júnior Barreto. Segundo ele, Jonas está se recuperando e passa bem.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias