Polícia



Mistério em Soledade

O que se sabe e o que ainda é dúvida em desaparecimento de jovem no norte do RS

Paula Schaiane Perin Portes, 18 anos, sumiu na noite de 10 de junho; três suspeitos foram presos

23/06/2020 - 09h23min


Leticia Mendes
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Buscas por Paula Schaiane Perin Portes são realizadas na região

Na noite de 10 de junho, Paula Schaiane Perin Portes, 18 anos, jogava cartas com amigos em um apartamento em Soledade, no norte do Rio Grande do Sul, quando ela decidiu ir até a casa de um jovem. Ela disse que tinha sido convidada para jantar com ele. De carona, foi até a residência, de onde desapareceu naquela mesma noite. O sumiço intriga a polícia, que suspeita de homicídio, seguido de ocultação de cadáver. Até o momento, pelo menos três homens foram presos e um está foragido.

Nesta segunda-feira, a Polícia Civil confirmou que mais dois suspeitos foram presos de forma temporária. As prisões aconteceram depois que a polícia localizou, ainda na semana passada, imagens de câmera de segurança que registraram o momento em que Paula é carregada para dentro de um veículo. 

Embora todas as hipóteses sejam averiguadas, o vídeo levou os investigadores a acreditarem que estão diante de um assassinato. Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Alegre estão auxiliando nas investigações. 

A advogada Claridê Taffarel, que representa a família no caso, esteve na Delegacia de Polícia de Soledade nesta manhã, assim como a mãe e o padrasto da jovem. Antes de se mudar para a cidade, há pouco mais de um mês, para viver com o pai, Paula residia com eles em Fontoura Xavier. A advogada afirma que o fato de já terem se passado 12 dias do desaparecimento torna o caso cada vez mais difícil para os familiares.  

— A cada dia fica pior. Essas imagens, que mostram ela sendo levada desacordada, acabaram deixando a mãe muito abalada. As probabilidades não são boas. Todas as hipóteses estão sendo analisadas, mas infelizmente não há nada de concreto ainda. Estamos aguardando o trabalho da polícia. O delegado tem optado por manter sigilo, até mesmo da família. Estamos respeitando isso — afirma.

GaúchaZH aponta 10 questões sobre o caso, que já foram respondidas, ou ainda dependem de esclarecimento da polícia.  Confira:

Onde Paula esteve aquela noite?

Após o registro do desaparecimento, uma das primeiras ações da polícia foi traçar os últimos passos de Paula até seu sumiço. Os policiais ouviram familiares e amigos da jovem, com quem ela estava na noite de 10 de junho. Descobriram que ela saiu da casa onde vivia com o pai, há cerca de um mês, para ir até a residência de uma amiga. Entre 21h e 23h a jovem esteve nesse local, onde participaria de um jantar com cinco pessoas. O grupo tinha se reunido para jogar cartas. Por volta das 22h30min, ela recebeu uma mensagem de um rapaz, com quem já tinha se encontrado anteriormente. Ele teria convidado a jovem para ir jantar com ele. Os amigos, que estavam jogando cartas em duplas, e se preparando para encomendar algo para comer, pediram a Paula que não fosse, mas ela insistiu em ir.

Para onde Paula foi na sequência?

Paula disse aos amigos que iria até a casa do rapaz com quem estava conversando. Para ir até o local, a cerca de sete quadras do apartamento onde ela estava, como estava chovendo no momento, pediu carona a um casal de amigos. Os dois levaram Paula até a casa, localizada no bairro Fontes.

Quem mora nesta casa?

Um homem de 33 anos, que foi preso na semana passada por suspeita de envolvimento no sumiço, e um jovem de 22 anos, que está foragido — foi com ele que Paula marcou de se encontrar. O vínculo entre os dois homens não foi informado pela polícia.

Quando o sumiço foi percebido?

Paula não retornou para casa naquela noite e no dia seguinte não atendia as mensagens das amigas. O desaparecimento foi registrado na polícia no dia 11.  Quando foi vista pela última vez, a jovem vestia uma calça jeans escura e uma blusa com listras em branco e preto. Carregava uma bolsinha branca, com maquiagens e carregador de celular, e uma jaqueta azul.

O que já foi feito pela polícia?

Os policiais ouviram pessoas próximas da jovem para entender o perfil dela e descobriram que ela não tinha motivos para sumir por vontade própria. Também ouviram os dois moradores da casa onde de onde ela desapareceu. Eles alegaram que a jovem havia saído do local e que não sabiam com quem porque a casa fica nos fundos de outro imóvel. No entanto, na semana passada, imagens obtidas pela polícia revelaram que ela foi transportada de dentro da moradia, aparentemente inconsciente, por quatro homens, para o interior de um veículo.

Quem são eles?

A polícia não revela esses detalhes, assim como também não informa o veículo usado.

Quem são os presos?

Até o momento, três homens foram presos por envolvimento no sumiço de Paula. Um deles residia na casa de onde ela sumiu. Os outros dois teriam auxiliado no transporte. Há ainda um foragido, que residia na mesma casa, e um quinto que a polícia não informa se já foi identificado. Os nomes não foram divulgados.

O que os presos disseram em depoimento?

A polícia optou por manter sigilo sobre as declarações dos presos.

Seguem as buscas por Paula?

Sim. Desde a semana passada, a polícia vem fazendo buscas, com auxílio dos bombeiros. Na quinta-feira (19) pela manhã, a procura se concentrou em áreas do interior de Fontoura Xavier e de Soledade, com uso de cães farejadores. Mas nada foi encontrado até o momento. Informações sobre o caso podem ser repassadas à Polícia Civil pelo telefone (54) 3381-9250.

Por que agentes do DHPP ingressaram no caso?

O departamento é especializado em investigar desaparecimentos de pessoas e homicídios. Desde que as imagens da jovem sendo carregada para o carro foram obtidas, a polícia já havia informado que suspeita estar diante de um assassinato, seguido de ocultação de cadáver. O apoio tem se dado por meio da Divisão de Inteligência do DHPP, que está auxiliando a distância nas investigações. Caso seja necessário, pode ser deslocada equipe para Soledade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias