Polícia



Investigação

Polícia conclui que criminosos mataram ex-PM de Viamão para se vingar de familiar

Parente do tenente da reserva se envolveu com usuária de drogas e não pagou traficantes

12/06/2020 - 09h49min

Atualizada em: 12/06/2020 - 09h49min


Cid Martins
Enviar E-mail
Divulgação / Brigada Militar
Jairo Chagas Pires tinha 60 anos

A Delegacia de Homicídios de Viamão concluiu a investigação sobre o assassinato do ex-PM Jairo Chagas Pires, 60 anos, ocorrido há cerca de quatro meses no bairro Santa Isabel, no município. O inquérito, que será remetido nesta sexta-feira (11) ao Poder Judiciário, aponta que traficantes da cidade queriam se vingar de um familiar da vítima que não havia pago droga adquirida com facção criminosa. Dois suspeitos da execução foram presos durante a investigação.

O tenente da reserva foi morto durante troca de tiros em 22 de fevereiro deste ano. Pires, que atuava há 11 anos como segurança em uma farmácia da região, levou dois tiros após ser perseguido de carro por criminosos. O delegado Guilherme Calderipe, responsável pelo caso, diz que os dois principais suspeitos foram presos.

— Um deles foi detido na Vila Augusta há alguns dias em uma ação conjunta com a Brigada Militar e o outro foi preso por tráfico de drogas logo depois do homicídio, estando atualmente no sistema prisional. Eles tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, mas os nomes não iremos divulgar devido à Lei de Abuso de Autoridade — explica Calderipe.

O delegado confirmou que Pires foi morto por vingança. Segundo o inquérito, os criminosos estavam cobrando dívida de um familiar da vítima que havia se envolvido com uma usuária de drogas. Como o casal fugiu de Viamão sem pagar por entorpecentes que havia adquirido, os traficantes passaram a ameaçar o ex-PM e cometeram o crime como uma forma de aviso para todos os envolvidos na venda ou compra de drogas. 

O ex-PM deixou três filhos e uma filha. Dos quatro, três atuam na área de segurança privada. Em outra ocasião, Pires também teve um familiar assassinado por traficantes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias