Polícia



Pandemia

Detento de 55 anos é a primeira pessoa a morrer por coronavírus no sistema prisional do RS

Homem estava detido em Charqueadas e foi internado no Hospital de Clínicas no dia 29 de junho

15/07/2020 - 09h47min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Nove policiais da Penitenciária Estadual do Jacuí também apresentaram sintomas, sendo que dois tiveram resultado positivo

O Rio Grande do Sul registrou, nesta segunda-feira (13), a primeira morte por coronavírus em uma casa prisional do regime fechado. A informação foi confirmada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Conforme a direção da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, a vítima tinha 55 anos, era obesa e estava internada desde o dia 29 de junho no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

O diretor da penitenciária, major Fabiano Dorneles, informou que o detento estava na PEJ desde 2017. Ele cumpria 40 anos de prisão por duas condenações por estupro de vulnerável. O homem era natural de Restinga Seca, na região central. No entanto, foi sentenciado pela comarca de São Leopoldo, onde morava antes de ser preso.

Conforme o Dorneles, a casa prisional possui, atualmente, 2.250 apenados. Desse total, 1.035 já foram testados para a covid-19, sendo que 233 detentos tiveram resultado positivo. Oito precisaram de internação, dos quais seis já receberam alta, e um segue hospitalizado, desde o dia 5 de julho, no hospital Vila Nova, em Porto Alegre.

— Todo o preso que apresenta sintoma está sendo acompanhado pela nossa equipe de saúde. É realizado um teste para o coronavírus e, em no caso de agravamento dos sintomas, há um encaminhamento para o hospital de referência — informou o diretor.

A PEJ é administrada pela Brigada Militar. Nove policiais apresentaram sintomas, sendo que dois tiveram resultado positivo. Eles estão afastados e isolados em uma área especial da penitenciaria. Conforme a Susepe, mais de 40 mil presos estão no sistema carcerário gaúcho. Nos presídios sob responsabilidade da superintendência, 312 detentos testaram positivo para a covid-19. Todas as pessoas presas, desde o final de março, passam por período de quarentena antes de serem inseridos no sistema prisional.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que a cidade de Charqueadas tem 244 casos confirmados e três mortes. Nesta terça-feira, o Estado chegou a 1.060 óbitos e mais de 40 mil infectados.

Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), 5.794 pessoas foram infectadas dentro do sistema carcerário brasileiro até o dia 10 de julho. Dessas, 65 morreram. O levantamento mostra ainda 1.835 casos suspeitos de coronavírus dentro das penitenciárias. Além disso, 3.751 presos já são considerados recuperados da covid-19.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias