Polícia



Pandemia

Justiça determina interdição do Presídio Central de Porto Alegre devido ao avanço do coronavírus

Juíza diz que cadeia não tem espaço para isolamento, não foi construído hospital de campanha e que disseminação do vírus seria "desastrosa e em proporções incontroláveis"

22/07/2020 - 09h11min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Bruna Viesseri
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Superlotado, Presídio Central de Porto Alegre foi interditado pela Justiça por risco de disseminação do coronavírus

A Vara de Execuções Criminais (VEC) determinou a interdição do Presídio Central de Porto Alegre, por 15 dias, em função do avanço do coronavírus. A cadeia é a maior do Rio Grande do Sul e abriga 4.160 presos em espaço projetado para 1,8 mil, segundo dados de abril da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Conforme a direção do presídio, há três casos confirmados de coronavírus no local. O primeiro foi diagnosticado em 16 de julho e os outros dois na última segunda-feira (21).

Na decisão, a qual GaúchaZH teve acesso, a juíza Sonáli da Cruz Zluhan determina que não podem entrar novos presos na cadeia, assim como proíbe a movimentação interna de detentos, evitando contato entre as galerias e com funcionários que trabalham no local, como tentativa de minimizar a contaminação.

A juíza afirma que visitou o presídio na segunda-feira (20) e constatou que "mais de um apenado já se encontra com sintomas de covid-19, bem como alguns já foram testados positivo para o vírus". Ela ainda diz que o médico da cadeia esclareceu que "quando mais de um preso, em mais de uma galeria, está contaminado, é indicação de que o vírus já está na casa prisional e pode se alastrar rapidamente".

A magistrada também diz que o presídio "não possui local disponível para atender uma grande demanda de presos com covid, que necessitam de isolamento e medicação, sendo que somente algumas áreas da CPPA (sigla de Cadeia Pública de Porto Alegre, nome oficial do presídio) foram disponibilizadas para tal fim".

"Tal interdição tem como finalidade apurar, com a maior precisão possível, os presos que já estão contaminados, evitando que novos apenados que adentrem o estabelecimento também se contaminem, o que causaria uma grande demanda de atendimento, inclusive hospitalar em alguns casos, sendo que não há leito suficiente e tampouco local de isolamento", afirmou Sonáli. 

A juíza ainda pondera que "todos os hospitais estão trabalhando com uma enorme demanda, estando o sistema de saúde já sobrecarregado" e que "o hospital de campanha prometido pela Susepe não foi construído". 

A VEC também levou em consideração a estrutura do presídio. O Central possui pavilhões com galerias, sem separação por cela, sendo que as mais lotadas tem mais de trezentos presos recolhidos. "Assim, a contaminação em massa na CPPA seria, no mínimo, desastrosa e em proporções incontroláveis",  avançou a magistrada.

A decisão judicial coloca um prazo de 15 dias para que seja avaliado se o presídio já tem condição de ser desinterditado.

GaúchaZH tenta contato com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) para contraponto.

Diretor afirma que todas as medidas de proteção vêm sendo tomadas

De acordo com o diretor do presídio, tenente-coronel Carlos Magno, todas as medidas de segurança vêm sendo tomadas desde março.

— Nós adotamos medidas desde o início da pandemia. Todos os protocolos, como de limpeza, pulverização, uso de EPIs, inclusive com os presos usando máscaras, são cumpridos. A cadeia tem uma lotação grande de presos e estamos mantemos nossa luta constante para que as infecções não ocorram, mas agora acabamos registrando esses três casos — afirma.

Conforme Magno, os três apenados que testaram positivo para a doença estão sendo acompanhados pela equipe médica da instituição e estão em bom estado de saúde.


Sindicato alerta sobre riscos em outras casas prisionais


A Amapergs Sindicato representa 7 mil servidores penitenciários que atuam em 150 casas prisionais, com exceção do Presídio Central e da Penitenciária Estadual do Jacuí, que estão sob responsabilidade da Brigada Militar. O presidente da entidade, Saulo Felipe Basso dos Santos, diz que a categoria está preocupada com as condições sanitárias nos locais de trabalho. 

- Estamos bastante apreensivos com a dimensão que está tomando a contaminação pelo coronavírus no sistema prisional - destaca o dirigente sindical, ao lembrar que em março foi encaminhado um ofício pela entidade sugerindo medidas para tentar barrar a entrada do vírus nas cadeias. 

Segundo Santos, há muitos agentes penitenciários que têm parentes em grupos de risco e mesmo assim precisam seguir trabalhando, colocando essas pessoas em risco.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias