Polícia



Investigação

Festa encerrada pela BM em motel de Porto Alegre comemorava aniversário de adolescente

Jovem de 17 anos e a mãe dela não compareceram na Polícia Civil para prestar depoimentos

02/09/2020 - 07h45min


Cid Martins
Enviar E-mail
RBS TV / Alfredo Pereira

A Polícia Civil confirmou que a festa encerrada pela Brigada Militar (BM) em um motel na segunda-feira (31) na Avenida Severo Dullius, zona norte de Porto Alegre, era a comemoração do aniversário de 17 anos de uma adolescente. 

Ao todo, 18 adultos e quatro adolescentes foram retirados do local e todos irão responder, conforme o artigo 268 do Código Penal, por aglomeração sem tomar medidas que pudessem evitar a contaminação pelo coronavírus. A jovem, que não estava no local no dia da abordagem, não compareceu para prestar depoimento nesta terça-feira (1).

Agentes da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) estiveram na casa da garota na segunda-feira para a intimá-la, junto com a responsável, com o objetivo que esclarecesse todos os fatos. 

A delegada Sabrina Teixeira destaca agora que elas serão intimadas novamente para comparecerem à polícia. Mesmo assim, os agentes confirmaram que ela fez aniversário dia 31 de agosto e que a festa — transmitida ao vivo por uma rede social, o que motivou uma pessoa a denunciar o fato — tinha bebidas alcoólicas. A questão agora é apurar se adultos ofereceram aos adolescentes, o que é considerado crime.

— Até o momento, estamos buscando essas imagens e também confirmando se foi oferecida bebida aos adolescentes, bem como se houve outro tipo de crime contra eles, o que, por enquanto, não há indícios de ter ocorrido — esclarece Sabrina.

O proprietário do motel será ouvido sexta-feira (4) e duas funcionárias na quarta-feira (2). Uma delas é responsável pelo setor de reservas e a polícia não descarta que outra pessoa tenha marcado a festa para a adolescente ou ainda que a jovem se passou por uma pessoa adulta, repassando dados e documentos de alguém que conhecia. 

GaúchaZH não conseguiu ainda contato com o representante do estabelecimento comercial, mas a polícia já apurou — e vai confirmar ou não com os depoimentos da semana — que o espaço é aberto, tem piscina e comporta cem pessoas, mas foi limitado para menos de 30 justamente devido ao distanciamento social. 

Além disso, os agentes do Deca receberam a informação de que foram exigidos documentos a todos que foram até a festa, inclusive com pessoas sendo barradas devido ao limite de participantes e também adolescentes devido à idade. Os quatro que ingressaram teriam entrado escondidos nos veículos.

Uma mulher, que já prestou depoimento, confirmou que levou o filho de 13 anos e que foi ao evento porque conhecia a adolescente, mas negou que houve qualquer tipo de abuso. Outra jovem de 17 anos, que alegou ter chegado na festa pouco antes da abordagem da BM, confirmou que entrou escondida no carro do namorado. 

As bebidas alcoólicas foram levadas pelos integrantes da festa, já que todas as geladeiras do motel estavam trancadas. Em relação à situação do estabelecimento comercial, a polícia está finalizando algumas informações para encaminhar o boletim de ocorrência para a prefeitura de Porto Alegre.  

A delegada Sabrina, que segue apurando todos os fatos, deixa claro que também vai responsabilizar os quatro adolescentes pela aglomeração em época de pandemia, além da adolescente que organizou a festa. Os 18 adultos já assinaram termo circunstanciado (TC) pelo mesmo fato na 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias