Polícia



Litoral Norte

Polícia e MP deflagram operação de combate a homicídios em Osório

Ação apontou uso de adolescentes por parte de facções criminosas nas execuções

19/11/2020 - 12h40min

Atualizada em: 19/11/2020 - 14h46min


Cid Martins
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Policiais civis cumpriram sete mandados de prisão preventiva e dois de internações provisórias de adolescentes

A Polícia Civil, em conjunto com o Ministério Público (MP), deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) a Operação Ponto Final, em Osório, no Litoral Norte. O objetivo é combater homicídios no município, mas também em outras cidades da região. Parte dos crimes foi cometida por adolescentes, sempre com o uso de armas de fogo, por isso também são apurados corrupção de menores e organização criminosa. Até as 9h, havia seis suspeitos presos e dois adolescentes apreendidos. 

As execuções foram motivadas pela disputa por pontos de drogas entre facções. A investigação policial teve início em março deste ano, a partir da identificação dos vários delitos apurados. Também foi confirmada a forma como as quadrilhas agiam: divisão de tarefas no tráfico de drogas e recrutamento de adolescentes para homicídios de rivais, o que gerou uma série de crimes com requintes de crueldade. Até novembro do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, Osório havia registrado sete homicídios e, no mesmo período deste ano, já são nove.

Aproximadamente 60 policiais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e dois de internações provisórias de adolescentes.

– Essa é a primeira etapa da ação policial, visando a estancar e a responsabilizar indivíduos envolvidos em crime contra a vida, com foco nas lideranças e seus afastamentos, com posterior descapitalização da organização criminosa – diz o delegado João Henrique Almeida, titular da Delegacia de Osório.

A ação contou com o apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e Divisão de Apoio Aéreo (DAA). 

Polícia Civil / Divulgação
Além dos mandados de prisão, os cerca de 60 agentes também cumpriram 13 mandados de busca e apreensão



MAIS SOBRE

Últimas Notícias