Polícia



Região Central 

Polícia Civil prende suspeito de assassinar jovem com disparo em Santa Maria

Gabriela Dalenogare Cogo, 25 anos, estava na garagem de casa, com amigos e familiares, quando tiro atravessou portão de ferro

17/12/2020 - 09h06min


Leticia Mendes
Polícia Civil / Divulgação
Preso foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (16) o suspeito de ter assassinado uma jovem no último sábado (12) em Santa Maria, na Região Central. Gabriela Dalenogare Cogo, 25 anos, estava na garagem de casa, com amigos e familiares, no bairro Noal, quando disparo atravessou portão de ferro.  

Segundo o delegado Gabriel Zanella, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Santa Maria, o suspeito de 19 anos optou por permanecer em silêncio. A arma usada no crime não foi entregue à polícia. Na terça-feira, ele já havia se apresentado à polícia, acompanhado de advogado. No entanto, naquele momento não havia mandado de prisão expedido contra ele. 

Nesta quarta-feira, foi decretada a prisão preventiva, por conta da suspeita de ter cometido o homicídio. O preso foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM). Ele não teve o nome divulgado pela polícia. 

Imagens de câmeras de segurança da casa da vítima registraram o momento em que o homem passou em frente ao local atirando. A jovem, que estava na garagem da residência, onde funciona uma oficina mecânica, recebendo dois casais de amigos. Pelo menos quatro disparos foram efetuados na direção da casa, segundo familiares. Um dos tiros atravessou o portão de ferro e atingiu a vítima. 

As circunstâncias que levaram aos disparos ainda são apuradas pela Polícia Civil. Segundo o delegado, o que foi apurado até o momento indica que o crime foi cometido por motivo fútil. A família de Gabriela afirma que o homem, que reside nas proximidades, costumava atirar a esmo na rua. O preso, conforme a polícia, também é suspeito de outro crime de disparo de arma de fogo, no fim de outubro.   

A defesa 

O advogado do jovem investigado, Wedner Lima alegou nesta terça-feira (15) que o cliente agiu em legítima defesa, pois teria sido ameaçado e, enquanto passava pelo local, teria ouvido som de disparos.   

—Ele retira a arma e atira em direção à residência, mas para cima. Então, esse é o ponto de discussão, não teria como esses disparos que ele efetuou terem acertado a vítima, já que foram todos para cima — afirma. 

Segundo o advogado, o cliente não tem nenhum antecedente criminal e, como alega legítima defesa, em caso de prisão, ingressaria com pedido de liberdade. GZH tentou contato com o advogado novamente nesta quarta-feira, mas ainda não obteve retorno.  

A vítima 

Gabriela era natural de Nova Esperança do Sul, município de cerca de 5 mil habitantes. Ela morava há cerca de dois anos em Santa Maria, com o marido Luís Eduardo Bittencourt, 31 anos, com quem mantinha relacionamento havia sete anos.  

A jovem trabalhava em uma farmácia e estava mobiliando a casa onde os dois passariam a residir sozinhos. Até então, eles moravam no mesmo imóvel, mas com os pais de Luís Eduardo, que haviam se mudado naquele dia. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias