Polícia



Compraram videogames

Nome e fotos de delegado da Região Central são usados para aplicar golpes pela internet na Região Metropolitana

Pelo menos duas pessoas foram vítimas de estelionato de criminosos que se passaram pelo policial civil

05/02/2021 - 07h00min

Atualizada em: 05/02/2021 - 07h00min


Criminosos usaram a foto e o nome do delegado regional da Polícia Civil Sandro Meinerz para aplicar pelo menos dois golpes na região metropolitana de Porto Alegre. Outras duas pessoas também fizeram contato com o delegado para confirmar se de fato era ele que estava interessado nos produtos e não caíram no golpe.

O estelionatário usava a imagem e o nome do delegado para realizar compras por um site de venda de itens particulares e depois também para manter conversas com os vendedores pelo WhatsApp.

As quatro vítimas são das cidades de Porto Alegre, Canoas e Cachoeirinha. As duas pessoas que caíram no golpe entregaram dois videogames, ambos avaliados em mais de R$ 1,5 mil, sem conferir se o pagamento tinha sido feito efetivamente. Em um dos casos, o criminoso mandou um comprovante de depósito falso.

- Botaram a minha foto nesses perfis e faziam contato com as vítimas. Eram todos videogames, então eu acho que é gurizada. A pessoa olha ali, pesquisa no Facebook, vê que é delegado e vendem o produto, com essa falha de entregar sem ter a confirmação do pagamento - relata o delegado.

Também está sendo apurado se os responsáveis por irem até as casas das vítimas buscar os produtos eram só motoristas de aplicativo ou se também têm envolvimento com os crimes. O delegado já registrou ocorrência sobre o fato, que será investigado.

São pelo menos dois crimes: o de estelionato e também de falsa identidade.

O delegado alerta para que as pessoas não façam a entrega de produtos vendidos pela internet sem antes se certificar de que o pagamento foi de fato efetivado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias