Polícia



Homicídio

Polícia busca motivação para sequestro e assassinato de jovem de 18 anos na zona sul de Porto Alegre

 Brenda Marthyelli da Silveira Dias foi encontrada morta em um matagal no bairro Vila Nova

24/02/2021 - 07h00min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail

Encontrada morta em uma área de mata fechada da zona sul de Porto Alegre no final da tarde desta segunda-feira (22), Brenda Marthyelli da Silveira Dias, 18 anos, foi executada com dois tiros na nuca. A 6ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o assassinato. A jovem não tinha antecedentes criminais, mas o delegado Newton Martins de Souza Filho avalia relações da vítima com pessoas ligadas ao tráfico de drogas.

— Brenda era visitante de uma pessoa presa, um namorado no Presídio Central. Por enquanto, não surgiu nada do envolvimento dela com o tráfico, estamos ouvindo testemunhas e tendo contato com muitas denúncias — explica o policial.

Pela forma como o assassinato aconteceu, a polícia não trabalha, no momento, com a hipótese de feminicídio – quando a morte está ligada a questões de gênero:

— Neste caso, houve uma premeditação, ela foi sequestrada por três pessoas que a levaram a uma área de mata, teve toda uma logística. É raro observar isso no feminicídio — aponta Souza Filho.

Brenda despareceu na sexta-feira (19), por volta das 16h, caminhando na Avenida Cruzeiro do Sul, na Vila Cruzeiro. No mesmo dia, às 21h30min, a Polícia Civil recebeu uma denúncia de que uma jovem teria sido vista saindo de um Voyage prata na Estrada Cristiano Kraemer, na Vila Nova, com três homens. Segundo o relato, ela estaria sendo empurrada para dentro da mapa.

O veículo foi encontrado incendiado a três quilômetros desse ponto. Agentes da 6º DHPP começaram as buscas já na sexta-feira. O trabalho continuou no final de semana. Por ser uma área de mata fechada, os policiais encontraram dificuldade.

— É uma área montanhosa, grande e extensa. A denúncia deu um ponto de partida, mas a partir dali haviam diversas trilhas dentro da mata — explica o delegado.

Na segunda-feira (22) pela manhã, a equipe retornou com cão farejador, mas, mais uma vez, não teve sucesso nas buscas. À tarde, a delegacia recebeu uma denúncia de um ponto específico de onde estaria o corpo de Brenda. Ao confirmar a informação no local, o cadáver da jovem foi encontrado enterrado no ponto indicado pela denúncia.

— Foi uma execução, o corpo estava com todas as roupas alinhadas, não sofreu outro tipo de violência. Estamos estudando a real motivação e porque o crime foi feito dessa forma. As investigações estão pendendo para um crime praticado dentro da própria facção — diz o delegado.

A polícia já começou a ouvir informalmente familiares da vítima. Brenda não tinha filhos e morava com uma amiga na Vila Cruzeiro, próximo à casa dos pais. O velório da jovem ocorre na tarde desta terça-feira (23).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias