Polícia



Guerra do tráfico

Polícia investiga relação de duplo homicídio com outras seis mortes ocorridas este ano em Porto Alegre 

Execuções seriam revides entre facções dos bairros Bom Jesus e Vila Cruzeiro

21/02/2021 - 13h42min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail
Cid Martins
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A Polícia Civil suspeita que a morte de dois jovens neste sábado (20), na Rua José Madri, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, tenha relação com outros seis homicídios que ocorreram há 20 dias, em decorrência da guerra entre duas facções criminosas da Capital. Os corpos encontrados nesta manhã são de Pedro Lopes Pereira, de 22 anos, e Bruno Santos Nogueira, 19 anos.  

De acordo com o delegado plantonista João Nazário, os dois tinham antecedentes criminais e estavam acompanhados de uma jovem de 19 anos, que foi baleada na mão. A garota, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi atendida no posto de saúde da Bom Jesus, e depois encaminhada ao Hospital de Pronto-Socorro. Conforme o delegado, ela recebeu alta antes da chegada dos policiais.  

A Polícia Civil suspeita que o autor dos disparos fugiu e foi morto a pauladas. A hipótese, segundo o delegado, surgiu após análise da perícia do sangue e da situação em que se apresentava o local. O corpo não foi encontrado, mas uma testemunha entregou uma foto aos policiais, o que contribuiu para esta suspeita.  

Relação com outras mortes  

Com as duas mortes deste sábado, a investigação da Polícia Civil acredita que o conflito entre uma facção da região da Bom Jesus com outra da Vila Cruzeiro já tenha gerado um saldo de dez óbitos, além de uma pessoa baleada e outra desaparecida, desde o começo do ano. A suspeita é de que este caso mais recente tenha relação com outros seis homicídios, que ocorreram entre o final de janeiro e o início de fevereiro, e dois assassinatos que aconteceram em janeiro, conforme a Diretora do Departamento de  Homicídios da Polícia Civil Vanessa Pitrez.

Oito mortes em 21 dias

Na madrugada de 30 de janeiro, Jefferson Ricardo da Silva Gomes, 31 anos, e José Adroaldo Menezes, 45, foram mortos com diversos disparos no Jardim Carvalho. Gomes tinha antecedentes por tráfico e Menezes, por falsidade ideológica, roubo a pedestre, roubo a pedestre com estupro e estupro. 

Na manhã seguinte, dia 31 de janeiro, Marcel Freitas Santiago, 24 anos, foi encontrado morto com marcas de tiro. Ele estava em um terreno baldio na Avenida da Colina. 

A sequência de mortes seguiu ainda na segunda-feira (1º de fevereiro), quando um triplo homicídio foi registrado também no bairro Jardim Carvalho. Foram mortos com tiros de fuzil e pistola os irmãos Paulo Gabriel Corrêa Lima, 18 anos, e João Vitor Corrêa de Lima, 16. Outro adolescente de 17 anos, conhecido como Maia e natural de Alvorada, também foi alvo do ataque. 

Desde então, a polícia já tinha como desafio evitar revides na região em função do acirramento na tensão entre os grupos criminosos.  Agora, a investigação busca esclarecer a melhor a associação entre os casos. 

Quem são os mortos 

Sábado, 20 de fevereiro, na Rua José Madri, Jardim Carvalho 

Pedro Lopes Pereira, 22 anos, e Bruno Santos Nogueira, 19 anos.   

Segunda-feira, 1º de fevereiro, em residência na Rua A
Paulo Gabriel Corrêa Lima, 18 anos, João Vitor Corrêa de Lima, 16 anos, e um adolescente de 17 anos não identificado 

Domingo, 31 de janeiro, na Avenida da Colina, Jardim Carvalho
Marcel Freitas Santiago, 24 anos 

 Sábado, 30 de janeiro, na Travessa Pereira, Jardim Carvalho  

Jefferson Ricardo da Silva Gomes, 31 anos, e José Adroaldo Menezes, 45 anos  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias