Polícia



Tráfico de drogas

Homem que era alvo de ataque na Avenida Sertório foi atingido por 11 tiros

Claudemir da Silveira, o Zeca, está internado em estado grave. Um irmão dele morreu no local e duas crianças e uma mulher também foram feridas

01/03/2021 - 11h04min


Adriana Irion
Adriana Irion
Enviar E-mail


Divulgação / Polícia Civil
Carro passou atirando contra tripulantes do Palio, que colidiu depois de o motorista ser baleado e morto

O homem que seria o alvo do ataque ocorrido na tarde de sábado (27), na zona norte de Porto Alegre, foi atingido por 11 tiros e segue internado em estado grave.

GZH apurou que é Claudemir da Silveira, o Zeca, apontado pela Polícia Civil como um dos líderes do tráfico de drogas na Vila Nazaré. No carro interceptado por criminosos, também estava um irmão de Claudemir, que morreu no local, além de uma mulher e de duas crianças, que foram feridas.

O irmão do traficante, Ezequiel da Silveira Bernardino, foi atingido por, ao menos, cinco disparos. Uma criança de seis anos foi ferida de raspão. A mulher, que seria casada com Ezequiel, também não sofreu ferimento grave. Já um menino de oito anos ficou com um projetil alojado no corpo. Os três seguiam internados na manhã deste domingo (28).

Claudemir foi atingido por sete tiros nas costas, um na nuca e três no braço esquerdo. O crime ocorreu às 15h30min de sábado na movimentada Avenida Sertório. Os feridos estavam em um Palio que ia no sentido Bairro-Centro, quando um veículo ainda não identificado encostou no lado do carona e seus ocupantes começaram a atirar. Ezequiel, que dirigia o Palio, colidiu o veículo em uma  árvore. 

O ataque de sábado teria sido motivado por disputa entre grupos criminosos pelo domínio do tráfico de drogas. Em outubro do ano passado, Claudemir também foi alvo de desafetos. Foi baleado enquanto visitava parentes no condomínio Irmãos Maristas, na Vila São Borja, Sarandi, local para onde foram transferidas famílias da Vila Nazaré. Ferido, ele e mais dois homens foram levados ao Hospital Cristo Redentor, onde os agressores fizeram novo ataque: passaram de carro na frente e fizeram disparos, causando terror na entrada da emergência.

Claudemir e outro irmão, Clóvis Roberto Oliveira da Silveira, o Tovi, são apontados pela polícia como líderes do tráfico. Em agosto de 2019, eles e outros investigados foram alvo da Operação Renitência, do Departamento de Homicídios e do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). 

Os dois eram suspeitos de terem executado, em plena luz do dia, dois irmãos moradores da Vila Nazaré, em 2018. Claudemir e Clóvis estavam com prisão decretada, mas não foram achados pela polícia. Atualmente, os dois seguem sob investigação do Denarc. 

A mulher ferida no sábado já prestou depoimento. A polícia agora busca imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os atiradores.  O crime será investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias