Polícia



Vale do Sinos

Jonas Dedão morre de coronavírus em São Leopoldo

Jones Antônio Machado, 49 anos, já foi considerado um dos assaltantes de banco e carro-forte de maior atuação no Rio Grande do Sul

22/03/2021 - 13h15min


Divulgação / Brigada Militar
Jonas Dedão tinha 49 anos

Morreu neste domingo (21), em São Leopoldo, no Vale do Sinos, Jones Antônio Machado, 49 anos, devido a complicações da covid-19. Desde 12 de março ele estava entubado na UTI do Hospital Centenário. Conhecido como Jonas Dedão, ele já foi considerado um dos assaltantes de banco e carro-forte de maior atuação no Rio Grande do Sul, e teve idas e vindas ao sistema prisional gaúcho.

Dedão deixou a prisão em agosto de 2018, dois meses após ser preso, por determinação judicial, em processo que apura assalto a banco ocorrido em Nova Hartz em 2015. Atualmente, integrava a Associação Missionária Luz das Nações, que lamentou a morte nas redes sociais.

Também por decisão da Justiça, Jonas Dedão foi solto da Penitenciária de Alta Segurança (Pasc) de Charqueadas em junho de 2017. Na época, estava preso desde dezembro de 2015, após assalto a agência do Banrisul em Nova Hartz. Segundo o Ministério Público, ele e seus comparsas estavam "munidos de armas (inclusive dois fuzis), munições e artefatos comuns à espécie (inclusive explosivos)" quando a Brigada Militar chegou.

Dedão ainda foi acusado de ter roubado uma moto em Novo Hamburgo durante a fuga. O processo tramitou na Vara Criminal do Júri porque ele foi acusado de tentar matar policiais militares durante a troca de tiros. Em agosto de 2018, quando foi solto pela última vez, a Justiça decidiu que Jones não deveria ir a julgamento pelo Tribunal do Júri pois não houve tentativa de crime contra a vida dos policiais no ataque. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias