Polícia



Em formação

Começa treinamento de mais de 1,4 mil novos servidores para segurança pública do RS

Primeiros concursados estarão aptos a atuar daqui a seis meses

02/04/2021 - 07h00min

Atualizada em: 02/04/2021 - 07h00min


Cid Martins
Enviar E-mail

 

Grégori Bertó / Divulgação
Na Academia da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor participa do primeiro dia de aula dos 290 concursados

O treinamento de 1,4 mil novos servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul começou nesta semana. Os primeiros concursados estarão aptos para atuar daqui a seis meses.

O grupo é formado por policiais civis e militares, bombeiros militares e servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Além deles, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) começa no próximo dia 12 o curso de formação de mais 450 agentes.

No total, são 1.451 futuros servidores públicos sendo capacitados para a área da segurança pública gaúcha. O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, que também é titular da SSP, destaca como essencial a formação dos concursados.

— É essencial para garantirmos os bons resultados no combate à criminalidade e a prestação de serviços à população. Além disso, reflete o compromisso assumido pelo nosso governo em priorizar a segurança pública e dar continuidade ao cronograma de chamamento que apresentamos em novembro de 2019 — explica.

Além dos cursos das forças de segurança, a Seapen destaca que a formação dos 400 agentes penitenciários e 50 agentes penitenciários administrativos terá duração de três meses. Todos os alunos da SSP e da Seapen serão afastados e atendidos imediatamente caso venham a testar positivo para a covid-19.

Polícia Civil

Na Polícia Civil, iniciaram o curso de formação 30 candidatos a delegado e 260 para agentes, sendo metade para inspetor e a outra para escrivão. As três categorias estarão aptas a atuar em seis meses.

— Em 2020, formamos 55 delegados e 260 agentes, utilizando o mesmo rigor nos protocolos, que serviram de exemplo para outras forças no país, inclusive — destaca a diretora da Academia de Polícia, delegada Elisangela Reghelin.

A chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, diz que, durante as aulas, todos farão uso obrigatório de máscara somado ao face shield de acrílico. Segundo ela, as equipes terceirizadas de limpeza da academia farão um esforço redobrado na higienização e ventilação dos ambientes utilizados.

Brigada Militar

Carlos Ismael Moreira / Divulgação
BM tem em formação 842 novos soldados e 135 capitães

Na Brigada Militar, o contingente é de 842 novos soldados, com formação entre seis e oito meses, e 135 capitães, que se formam em um ano. Os alunos serão distribuídos em quatro escolas e dois polos de ensino.

Durante as atividades presenciais, será respeitado o limite de 20 alunos por sala, e todos — inclusive instrutores e coordenadores — farão uso obrigatório de máscaras, bem como medição de temperatura diária antes do início das aulas.

— A continuidade do nosso trabalho é garantia de continuidade de diversas frentes dos serviços públicos — afirma o diretor de ensino da corporação, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira.

Para reduzir os riscos de contaminação, parte da carga horária (24%) voltada à formação teórica será ministrada na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Antes mesmo do fim da formação, os alunos já irão atuar na forma de estágio, sempre acompanhados por um militar formado.

Bombeiros militares

Grégori Bertó / Divulgação
Mantendo a tradição do Corpo de Bombeiros, os alunos participaram de um mutirão para doação de sangue

Em relação aos bombeiros, serão cem novos soldados e 50 capitães. Os primeiros vão atuar em sete meses e os capitães em um ano e quatro meses, mas todos farão estágios antes do fim do treinamento.

Mantendo a tradição da corporação, os alunos participaram de um mutirão para doação de sangue ao Hemocentro do Estado e aos bancos de sangue dos hospitais de Clínicas e Cristo Redentor, em Porto Alegre.

Neste período inicial, com bandeira preta no RS, o início do curso será de forma remota com conteúdo teórico. Para as aulas presenciais, cada turma terá no máximo 21 alunos, que farão entre duas e três aulas de 45 minutos, cada uma, por dia.

Perícia

Carlos Ismael Moreira / Divulgação
Aula inaugural do curso de formação dos peritos e técnicos em perícia do IGP ocorreu à distância por videoconferência

Por fim, também iniciaram o curso de formação 34 futuros servidores do IGP, com boa parte do treinamento de forma online que vai até final de junho. São 11 peritos criminais, seis peritos médicos-legistas e 17 técnicos em perícia.

A aula inaugural do curso de formação dos peritos e técnicos em perícia do IGP ocorreu nesta semana e a distância — por videoconferência —, com a diretora-geral do órgão, Heloísa Kuser.

A SSP informa que novos chamamentos para servidores da pasta podem ser feitos durante o ano.

Novos servidores da SSP

  • Polícia Civil - 30 delegados, 130 escrivães e 130 inspetores
  • Brigada Militar - 842 soldados e 135 capitães
  • Bombeiros Militares - 100 soldados e 50 capitães
  • IGP - 11 peritos criminais, 6 peritos médico-legistas e 17 técnicos em perícia

Novos servidores da Seapen

  • 400 agentes penitenciários
  • 50 agentes penitenciários administrativos

MAIS SOBRE

Últimas Notícias