Polícia



Filas na Zona Sul

 Concurso interno para sargento leva centenas de policiais a Hospital da BM em Porto Alegre

Servidores buscam atestado de saúde para seguirem no processo seletivo 

25/05/2021 - 07h00min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Tiago Boff / Agencia RBS
Às 10h, cerca de 150 pessoas iniciavam uma fila na escadaria de acesso ao prédio, e seguiam pela calçada da Rua Dr. Castro de Menezes

A possibilidade de graduação na carreira levou centenas de servidores a frente do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre  (HBM), na Zona Sul, nesta segunda-feira (24). No local, pode ser realizado o exame médico solicitado pelo processo seletivo de segundo sargento. O laudo atesta se a pessoa tem condições clínicas de enfrentar as exigências da função. Quem já tem esse atestado emitido nos últimos 12 meses não precisa retirá-lo novamente. 

Essa é uma das duas etapas necessárias para se capacitar à ascensão na hierarquia da corporação — resta ainda a prova escrita. 

Às 10h, cerca de 150 pessoas iniciavam uma fila na escadaria de acesso ao prédio, e seguiam pela calçada da Rua Dr. Castro de Menezes. Segundo o subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Cláudio dos Santos Feoli, a entrega de 250 senhas por dia visa a evitar aglomerações.

O concurso interno tem 2,1 mil vagas – metade pela seleção e a outra parcela por antiguidade (com mais tempo de serviço). É necessário estar há pelo menos cinco anos na corporação para seguir na concorrência. 

Coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, diretor do Departamento de Ensino da BM, destaca que essa é uma das maiores seleções feitas nos últimos anos. 

— Nunca tivemos tantas vagas como temos agora. Já tivemos processos com mais de cem pessoas por vaga, esse é muito expressivo — afirma.

De acordo com o coronel, mais de 8 mil pessoas estão aptas a concorrer a graduação oferecida no processo seletivo. O último concurso para sargento ocorreu em 2018.

A possibilidade de crescimento na carreira é um pleito da categoria, conforme o soldado José Clemente da Silva Corrêa, presidente estadual da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF), entidade que representa parte dos servidores de nível médio na BM. 

— Nunca houve uma preocupação de ter uma carreira na nossa profissão. Eles que estão aqui (na fila) já fizeram concurso para entrar, muitos vieram de longe para tentar uma promoção — afirma, sobre o público na fila.

As inscrições começaram em 20 de maio e se estendem até 11 de junho. O edital com as exigências foi lançado em 14 de maio.

Outro concurso em andamento é o de tenente, também com inscrições abertas. São 210 vagas, com regras semelhantes – 50% pelo concurso e a outra metade por longevidade. Há exigência de três anos como primeiro sargento, para graduar-se a tenente.

As inscrições também vão até 11 de junho. Os editais completos podem ser acessados no site da Brigada Militar, aba Concursos, opção Concursos 2021. 

As vagas de segundo sargento são detalhadas no arquivo “Curso Técnico de Segurança Pública 2021”. A seleção para tenente tem os detalhes no edital “Curso Básico de Administração Policial-Militar 2021”.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias