Polícia



Para financeiras

Servidor da Caixa em Porto Alegre é investigado por vender dados de clientes de quatro Estados

PF cumpriu mandados no Centro, Menino Deus e Alto Petrópolis. Pessoas de RS, PR, SC e AM tiveram informações comercializadas

07/05/2021 - 07h00min

Atualizada em: 07/05/2021 - 17h27min


Cid Martins
Enviar E-mail
PF / Divulgação
Foram cumpridos mandados de busca na casa do servidor da CEF, na do dono de uma financeira e no estabelecimento

 A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (6) mandados de busca e apreensão em Porto Alegre contra um servidor da Caixa Econômica Federal (CEF) suspeito de vender dados de clientes que realizavam empréstimos consignados. Pelo menos 127 vítimas de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas tiveram informações comercializadas pelo investigado para uma financeira da Capital.

As ordens judiciais foram cumpridas na casa do funcionário do banco, no bairro Menino Deus, na financeira, na Rua dos Andradas, no Centro, e na residência do proprietário do estabelecimento, no bairro Alto Petrópolis.

Participaram da ação 20 agentes federais. Segundo a PF, a CEF teve prejuízos como redução da carteira de crédito e consequente perda de faturamento, já que a instituição teria deixado de receber valores dos empréstimos que seriam feitos pelos clientes.

Já as 127 vítimas que tiveram os dados repassados para a financeira correm o risco de ver as informações pessoais caírem nas mãos de criminosos que aplicam golpes, segundo a PF.

A polícia continua com a investigação — principalmente para saber se há mais vítimas — e não descarta que outras financeiras possam ter recebido dados dos clientes do banco. Os nomes do funcionário, da empresa e do proprietário do local não foram divulgados. Os crimes investigados na chamada Operação Data Venditionis, quando foram apreendidos documentos e materiais de informática, são violação de sigilo funcional e corrupção ativa e passiva. O servidor foi afastado das funções e responde a processo administrativo na CEF.

PF / Divulgação
Um dos mandados judiciais foi cumprido em financeira que funciona na Rua dos Andradas, no Centro Histórico



MAIS SOBRE

Últimas Notícias