Polícia



Campanha nacional

Mutirão para coleta de DNA de pessoas desaparecidas no Brasil começa na próxima segunda

No RS, iniciativa ocorre em 11 municípios em dias e horários específicos, iniciando na segunda-feira às 9h em Novo Hamburgo

12/06/2021 - 07h00min


Cid Martins
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Campanha Nacional de coleta de DNA

A campanha nacional para coleta de DNA de pessoas desaparecidas se inicia na próxima segunda-feira (14) e se estende até sexta-feira (18). No Rio Grande do Sul, haverá pontos em dias e horários específicos em 11 municípios, iniciando por Novo Hamburgo. O principal objetivo é coletar o material genético de familiares de desaparecidos e qualificar ainda mais o Banco de Perfis Genéticos em todo o país. Somente em Porto Alegre, por exemplo, há o registro de cerca de 1,4 mil pessoas que não foram localizadas desde 2004.

O mutirão no Estado começa às 9h da próxima segunda-feira em Novo Hamburgo, na Praça do Imigrante. Na Capital, começa às 14h no Centro de Proteção da Criança e do Adolescente, na parada 10 da Lomba do Pinheiro, Zona Leste. A ação é coordenada pela Polícia Civil e pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP). Segundo a delegada Roberta Bertoldo, do Departamento de Homicídios de Porto Alegre, muitas pessoas temem que o DNA possa ser usado para solucionar outros crimes, mas ela garante que é exclusivo para a localização de desaparecidos.

—  Para ter mais precisão nas identificações, destaco que a mãe, irmãos e até mesmo filhos de desaparecidos têm preferência para garantir uma coleta mais garantida. Basta levar os documentos básicos de identificação. Na falta de um familiar disponível, pertences como escova de dentes, óculos e veste íntima de desaparecidos podem ser entregues também — explica Roberta. 

Atualmente, na Região Metropolitana, por exemplo, a delegada destaca que há oito corpos sem identificação no Departamento Médico-Legal e este mutirão poderia auxiliar no trabalho de investigação. Além disso, de 2004 a 2021, somente na Capital, Roberta tem o registro de cerca de 1,4 mil pessoas desaparecidas que nunca mais foram localizadas. 

Polícia Civil / Divulgação
Informações sobre a coleta de DNA

A delegada diz que a campanha nacional também servirá para explicar a importância do registro de localização, já que muitas pessoas esquecem de fazer isso após encontrar um familiar.

A campanha de coleta de material genético ocorrerá também em Alvorada, Canoas, Gravataí, São Leopoldo e Viamão até a próxima sexta. No Interior, na quarta, vai haver coleta em Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. A realização em todo o Brasil é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Confira os horário e locais

Porto Alegre

  • 14/06 (segunda): das 14h às 17h, no Centro de Proteção da Criança e do Adolescente — Parada 10 da Lomba do Pinheiro
  • 15/06 (terça): das 9h às 12h, na Praça México
  • 16/06 (quarta): das 14h às 17h, no Parque da Redenção
  • 18/06 (sexta): das 9h às 12h, na Esplanada da Restinga

Região Metropolitana

  • Novo Hamburgo: 14/06, das 9h às 12h, na Praça do Imigrante
  • Viamão: 15/06, das 14h às 17h, na Praça da Matriz
  • Gravataí: 16/06, das 9h às 12h, na Praça do Chafariz
  • Alvorada: 17/06, das 9h às 12h, na Praça Central
  • São Leopoldo: 17/06, das 14h às 17h, na Praça Tiradentes
  • Canoas: 18/06, das 14h às 17h, na Praça do Avião

Interior do Estado

  • 16/06 (quarta), das 14 às 17h * 

* Locais a serem informados


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias