Polícia



Latrocínio na Capital

Brigada Militar diz que irá reforçar policiamento após morte de jovem em parada de ônibus na Zona Sul

Cristiane da Costa dos Santos, 20 anos, estava na Avenida Chuí, quando foi alvejada no peito

24/09/2021 - 14h00min

Atualizada em: 24/09/2021 - 14h00min


Leticia Mendes
Jefferson Botega / Agencia RBS
Ponto de ônibus fica ao lado de um shopping, onde a vítima trabalhava

Após a morte de Cristiane da Costa dos Santos, 20 anos, em uma parada de ônibus na Avenida Chuí, em Porto Alegre, durante roubo de celular na noite passada, passageiros e moradores da região passaram a relatar outros assaltos naquele local. Em nota, a Brigada Militar informou nesta sexta-feira (24) que o policiamento será intensificado na região.

A nota, assinada pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, informa que o caso aconteceu por volta das 19h30min e que teria sido cometido por dois criminosos, um deles armado. Três pessoas estavam na parada de ônibus no momento do crime — as outras duas também foram assaltadas e precisaram entregar os celulares. O ponto fica na lateral do BarraShoppingSul, onde a jovem trabalhava no horário das 9h às 19h.

Testemunhas relataram aos policiais militares que, no momento do assalto, Cristiane ficou nervosa e demorou para entregar os pertences. A jovem foi atingida por um disparo de arma de fogo no peito.

Na sequência, segundo a nota da BM, os criminosos teriam fugido do local em um Ford Fiesta. Uma guarnição estava a cerca de 150 metros e foi até o local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas ao chegar, a equipe constatou o óbito.

O 1º BPM informou que, logo após o caso, intensificou ações de patrulhamento na área, reforçado por guarnições do 1º e do 3º Batalhão de Polícia de Choque e equipes de inteligência, para tentar localizar os autores do crime. A BM informa ainda que o Fiesta foi encontrado, abandonado, no bairro Vila Nova, também na Zona Sul.

Enquanto os policiais esperavam para fazer a apreensão do veículo, de forma discreta, um grupo se aproximou para tentar apanhar o carro. Um suspeito, que já havia sido preso por outros roubos, como assalto a farmácia, foi preso. Ele acabou detido pelo crime de receptação e será investigado. O 1º BPM informou ainda que faz ações constantes de policiamento na região, mas que intensificará o trabalho no local.

— Ali tem assalto todos os dias. Eu já fui assaltada duas vezes — relatou uma ouvinte à Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira.

Responsável pela investigação do latrocínio, a delegada Luciana Smith confirma que é comum acontecerem roubos de celulares de pedestres no entorno do shopping, mas não com agressão às vítimas:

— Principalmente porque era horário de saída de trabalho, com diversas pessoas na parada, e a vítima nem sozinha estava e nem sequer reagiu. É uma tristeza — disse, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.

A Polícia Civil diz que ainda apura se o veículo apreendido foi mesmo utilizado para a fuga dos criminosos.

— Ainda é muito inicial para dizer se teve mesmo relação com o caso — afirmou a delegada.

Em nota divulgada ainda na noite passada, o BarraShoppingSul informou que lamenta profundamente o ocorrido. Mesmo que o caso tenha acontecido fora de suas dependências, está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Confira a nota da BM na íntegra: 

"A Brigada Militar, através do 1 Batalhão de Polícia Militar, vem se manifestar sobre o lamentável crime ocorrido no início da noite desta quinta-feira, 23 de setembro de 2021, na zona sul de Porto Alegre. Com base nas informações obtidas até o momento, informamos: 

1. O fato ocorreu por volta das 19h30min, na Avenida Chuí, bairro Cristal, e foi praticado por dois indivíduos, sendo um deles armado, contra três pessoas que estavam numa parada de ônibus; 

2. Conforme as testemunhas, a vítima estava nervosa e demorou para entregar seus pertences, sofrendo um disparo de arma de fogo 

3. Os autores do crime fugiram em um veículo Ford Fiesta; 

4. Populares avisaram o efetivo da BM, que se encontrava distante aproximadamente 150 metros do local, que acorreram em socorro à vítima e acionaram imediatamente a SAMU e as guarnições de serviço para cerco aos criminosos. Na sequência solicitaram a Volante da PC, para as medidas preliminares de investigação do ocorrido; 

5. Ao chegar no local da ocorrência, os profissionais da SAMU constataram o óbito da vítima, sendo o local isolado; 

6. O 1º Batalhão de Polícia Militar intensificou ações de patrulhamento e saturação na área com viaturas de policiamento ostensivo e de Força Tática, reforçado por guarnições do 1º e 3o Batalhão de Polícia de Choque e equipes de inteligência, no intuito de localizar e prender os autores do delito; 

7. O veículo utilizado pelos delinquentes foi localizado, abandonado, no bairro Vila Nova, sendo informada a PC e solicitados guincho e perícia para o mesmo; 

8. Enquanto aguardavam, mantiveram os policiais vigilância discreta, sendo que um grupo de indivíduos tentou apanhar o veículo utilizado no crime, restando até agora um suspeito detido, que já foi preso anteriormente por roubo a farmácia, roubo a estabelecimento comercial além de outros crimes; 

9. Por fim, salientamos que o 1º BPM realiza ações constantes de policiamento ostensivo na região do ocorrido, através de patrulhamento motorizado, emprego de Base Móvel Comunitária, rondas ostensivas com apoio de motocicleta e permanência de viaturas em pontos-base. As ações de patrulhamento na região serão intensificadas, e estaremos colaborando com a polícia civil na elucidação do crime." 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias