Polícia



Novo uso para imóvel

Prédio da prefeitura de Porto Alegre será usado pela PF para abrigar viaturas e carros apreendidos

Espaço, com capacidade para cerca de 70 veículos, funcionará como estacionamento

29/09/2021 - 10h49min

Atualizada em: 29/09/2021 - 10h50min


Adriana Irion
Adriana Irion
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS

Um prédio de meados de 1940, que hospedou órgãos municipais e já sofreu depredações e invasão, passará a ser usado pela Polícia Federal (PF) nos próximos dias, em Porto Alegre.

O espaço, com capacidade para cerca de 70 veículos, funcionará como estacionamento para viaturas e para carros apreendidos nas operações da corporação. O imóvel, que fica na Rua Freitas e Castro, no bairro Azenha, foi cedido pela prefeitura à Superintendência da Polícia Federal.

Foi a própria PF que fez a solicitação ao Executivo municipal, já que falta espaço no prédio que a corporação ocupa, na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Walter Spalding. O negócio promove benefícios para as duas partes e para a população. A PF ganha espaço próximo a sua sede. A prefeitura terá o prédio com manutenção permanente.

E para quem mora ou passa por aquela região será um reforço para a segurança. O local é conhecido pela ocorrência de furtos e de tráfico de drogas.

— O prédio está sendo limpo. Assim que recebermos, faremos uma reforma no telhado. Instalaremos câmeras de segurança e teremos pessoal trabalhando ali 24 horas — destacou o delegado Aldronei Rodrigues, superintendente da PF no Estado.

Conforme a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, o processo de cedência integra as ações de modernização da gestão do patrimônio.

— O objetivo é dar aos bens municipais a destinação mais adequada, cumprindo função que seja de interesse público ou mais vantajosa para a Administração. Esta parceria irá permitir que a prefeitura contribua com a PF, possibilitando a ampliação do estacionamento da Superintendência, o que irá resultar em um aporte na segurança do local, conhecido pela vulnerabilidade — explicou o secretário André Barbosa.

O galpão faz parte do complexo da antiga Coordenação de Transportes Administrativos, da prefeitura. Ao longo dos anos, com a redução dos serviços de manutenção, o imóvel ficou ocioso.

No local funcionou ainda o almoxarifado da Secretaria Municipal da Fazenda e, posteriormente, em 2011, foi utilizado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Em 2015, o imóvel foi invadido. Depois de ação de reintegração de posse, o prédio foi retomado pelo município em 2020. Atualmente, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana ocupava o espaço, que tem 1.120 metros quadrados.

O termo de cessão foi assinado na semana passada, com a presença do prefeito Sebastião Melo. A cessão não é onerosa, é por tempo indeterminado e pode ser revogada pelo município mediante aviso escrito com antecedência de 60 dias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias