Polícia



Sistema prisional

Suposto plano de fuga é encontrado dentro de veículo interceptado próximo à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

Munição, coletes balísticos e um mapa com planejamento de uma ação foram localizados

29/10/2021 - 07h00min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
BM / Divulgação
Munição e coletes localizados pela BM dentro do carro suspeito

Um suposto plano de fuga de apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) foi encontrado em um veículo apreendido pela Brigada Militar em Charqueadas no começo da manhã desta quinta-feira (28). 

Por volta das 7h, agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faziam uma escolta de risco de um apenado da Pasc para o fórum de Porto Alegre quando identificaram um veículo em atitude suspeita no acostamento do km 104 da RS-401, em Charqueadas.  

Dentro do Kia Cerato estavam dois homens. A equipe seguiu o trajeto, mas fez contato com o serviço de inteligência. A Brigada Militar foi avisada e, ao chegar ao local, os suspeitos haviam fugido, deixando abandonado o automóvel, com placas clonadas. No interior do carro, havia munições, dois coletes balísticos e um suposto plano de fuga. 

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou nota no começo da tarde e trata o caso como "suposto plano para resgate de detentos na Penitenciária de Alta de Segurança de Charqueadas (Pasc)". A investigação será conduzida pelo delegado Marco Aurélio Schalmes da Silva, da Delegacia de Polícia de Charqueadas.

No croqui apreendido, há indicação de que seriam resgatados dois detentos. Um deles, durante a ação de escolta para participação em audiência no sul do Estado no início do mês, demonstrou contrariedade no momento da remoção da cela, o que levantou a suspeita de uma possível ofensiva de resgate, imediatamente compartilhada entre os órgãos.

No entorno de um mapa da área da Pasc apreendido, estava indicada como seria realizada a suposta operação. Explosões seriam realizadas em dois pontos: um posto de combustíveis no acesso ao presídio e também um caminhão-tanque, mais próximo ao prédio. Um helicóptero seria usado para levar os detentos resgatados. 

Homens fortemente armados ficariam em toda a região para garantir a operação, com participação de equipes de criminosos em ao menos quatro pontos no entorno da penitenciária para contenção da reação dos agentes de segurança. O suposto plano aponta uso de fuzis e uma metralhadora .50. Rotas de fuga foram traçadas por Lajeado, no Vale do Taquari, e Ronda Alta, no Norte, até Ciudad del Este, no Paraguai.

Todo o material apreendido — croqui, veículo, coletes e munições — já foi encaminhado para análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP). "Ainda não é possível confirmar se o suposto plano localizado no veículo estava realmente sendo organizado e não se descarta nenhuma hipótese, inclusive a possibilidade de a ação se tratar de uma simulação para desvio de foco", afirma a SSP em nota.

Com a apreensão do veículo, foram acionadas todas as agências de inteligência dos órgãos vinculados à SSP, paralelamente à busca pelos dois indivíduos, que se mantém até o momento. A área da Pasc recebeu reforço de efetivo da própria Susepe e da Brigada Militar, com a presença de homens do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (1º BP Choque). Guarnições do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e o Batalhão de Aviação Aérea também apoiam as buscas na região.

Após a localização do veículo, agentes da Susepe realizaram revista na cela de um dos detentos e apreenderam um celular. O espaço do outro citado no suposto plano de fuga também foi revistado, mas nada foi localizado. Por questão de precaução e segurança, ambos foram isolados.

À frente da investigação, o delegado Marco Aurélio Schalmes afirma que pedidos de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas aos dois apenados citados no plano já foram solicitados e autorizados pela Justiça. O objetivo é localizar elementos que possam auxiliar na elucidação do caso.

Nos causa estranheza um plano tão detalhado ter sido encontrado dentro do veículo, com nome dos apenados e as cidades para onde seriam levados nos próximos dias. Nada é descartado nesse momento

MARCO AURÉLIO SCHALMES

Delegado de Charqueadas

— Para termos certeza de que o plano é verídico ou uma farsa para prejudicar os apenados serão necessárias várias diligências. Neste momento não tenho essa resposta. Mas nos causa estranheza um plano tão detalhado ter sido encontrado dentro do veículo, com nome dos apenados e as cidades para onde seriam levados nos próximos dias. Nada é descartado nesse momento — afirma o policial. 

Ao longo de todo dia, Charqueadas ficou cercada por agentes de segurança. Os dois apenados citados no suposto plano tem origem em Rio Grande, no sul do Estado, e tem ligação com facção com base no Vale do Sinos. De acordo com a polícia, ambos têm antecedentes por tráfico de drogas e homicídio. 

— Caso houvesse tentativa de resgate, não teriam êxito pois existe uma grande força policial na cidade, com BM e Susepe. Dificilmente conseguiriam — afirma Schalmes.

No final da manhã, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, promoveu reunião por videoconferência com o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, os comandos-gerais da BM e do Corpo de Bombeiros Militar, a chefia da Polícia Civil, as direções do IGP e da Susepe, além do Ministério Público, para tratar do caso e alinhar providências.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias