Polícia



Balanço mensal 

RS tem queda em homicídios, feminicídios e latrocínios no mês de outubro

Outros delitos, como assaltos e roubos de veículos, também caíram, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública

12/11/2021 - 07h00min


Leticia Mendes
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Ataque a tiros em outubro na Capital resultou em duas mortes na saída de festa em associação comunitária

O Rio Grande do Sul voltou a ter queda nos crimes que resultam na morte da vítima. Em outubro, homicídios, feminicídios e latrocínios tiveram redução no Estado. Também caíram outros delitos, como assaltos e roubos de veículos. Os indicadores foram divulgados na manhã desta quinta-feira (11) pela Secretaria da Segurança Pública.  

Com 118 homicídios em outubro, a queda em relação ao mesmo período do ano passado é de 31%. O dado representa o menor número de assassinatos para o mês registrado desde 2007, quando foram 107 vítimas. Na série histórica, o mês de outubro com mais casos de assassinatos, em 2014, teve 231 mortes, quase o dobro de agora.  

Dos 23 municípios priorizados pelo programa RS Seguro, cinco encerraram o mês sem registro de homicídios: Guaíba, Lajeado, Rio Grande, Sapucaia do Sul e Tramandaí. Em 16 dessas cidades, houve queda ou estabilização na comparação com o mesmo período do ano passado.  

Apesar da redução na maioria desses municípios, em Porto Alegre houve ligeiro aumento, de 17 para 18 vítimas. A cidade concentrou o maior número de casos, seguida de Canoas, com sete, e Viamão, com cinco. Em contrapartida, um dos destaques na queda de homicídios é Caxias do Sul, na Serra, que em outubro do ano passado teve 20 vítimas e neste foram três registros. Em 2020, a cidade teve um dos outubros mais violentos, o que levou ao reforço da segurança na região.  

Para o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, as políticas adotadas por meio do RS Seguro estão por trás da redução desse tipo de crime e dos resultados alcançados no mês de outubro.  

– Tivemos resultado excelente em outubro. Com quedas em todos os crimes contra a vida e redução ou estabilidade nos principais crimes contra o patrimônio. É o trabalho dos homens e das mulheres das nossas forças de segurança, com as premissas de integração, inteligência e o investimento qualificado que temos concretizado, mais uma vez, comprovando o acerto do planejamento do Programa RS Seguro – afirma.  

Diferentemente de setembro, quando latrocínios (roubo com morte) tinham dado salto de 50%, em outubro voltou a haver retração nesse delito. Foram apenas dois casos de roubo com morte – quatro a menos do que os seis registrados no mesmo período de 2020, numa redução de 66%. Assim como em 2019, o total de casos repete o menor número para o mês verificado em toda a série histórica, desde 2002.  

Um dos latrocínios aconteceu em Caxias do Sul, onde Sebastião Alceu Ribeiro dos Santos, 66 anos, dono de um bar, foi encontrado morto, no dia 6 de outubro, com pés e mãos amarrados. Duas pessoas foram presas por suspeita de terem torturado e assassinado o comerciante durante um assalto.  

O outro aconteceu em Vicente Dutra, onde Cleder Jair da Silva, 38 anos, foi encontrado morto, após ficar mais de uma semana desaparecido. O corpo foi localizado no Rio Uruguai, com um disparo na cabeça. Digitais de suspeitos foram encontradas na caminhonete da vítima.  

Feminicídios caem 40% 

Outro indicador que teve queda foi o feminicídio, com redução de 40% nos casos de mulheres assassinadas em contexto de gênero. Foram três vítimas em outubro, contra cinco no mesmo período do ano passado. O dado se iguala ao menor número registrado na série histórica desde 2012 – em 2017 também foram três casos.  

Embora tenha registrado essa queda, o crime ainda é considerado desafio pelas forças de segurança. Isso porque no acumulado do ano o número de casos é maior do que em 2020 – são 83 casos, contra 67 nos 10 primeiros meses do ano passado. Para tentar frear esse delito, campanhas de combate à violência contra a mulher vêm sendo reforçadas no Estado.  

Além do Disque Denúncia 181 e do Denúncia Digital 181, no site da SSP, o WhatsApp da Polícia Civil (51 – 98444-0606) recebe mensagens 24 horas por dia, sem a necessidade de se identificar. A Delegacia Online, que teve suas possibilidades de registro aumentadas para receber os relatos de violência doméstica, permite fazer o boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento emitido presencialmente, a qualquer horário e por qualquer dispositivo com internet.  

Também é possível procurar qualquer Delegacia de Polícia, além das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, bem como o auxílio das Patrulhas Maria da Penha (PMPs). Em caso de emergências, deve-se buscar a Brigada Militar pelo 190. 

Roubos  

Os roubos de veículos seguem em queda e registraram em outubro de 2021 o menor número para o mês de toda a série histórica. Foram 408 casos, numa redução de 15% em comparação com os 480 do mesmo período do ano passado. Os roubos em geral também apresentaram redução de 10% no Estado. Já os ataques a bancos se mantiveram estáveis, com dois casos registrados, assim como em outubro de 2020. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias