Polícia



Investigação

Vídeo mostra assalto em que policial militar foi baleado na Cidade Baixa

Responsável pelo assalto seguido de tentativa de morte foi preso com um revólver, além da pistola do PM que estava de folga

10/11/2021 - 07h00min


Cid Martins
Enviar E-mail

A Polícia Civil investiga o assalto seguido de tentativa de morte do policial militar Guilherme de Souza Carvalho, 23 anos, natural de São Borja e lotado no 18º Batalhão da Brigada Militar (BM) em Viamão. Ele estava de folga, à paisana, na noite de segunda-feira (8) e desembarcava do seu carro na Rua General Lima e Silva, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, quando foi abordado e alvejado por um tiro na nuca disparado pelo criminoso.

Além das imagens de câmeras de segurança, a vítima, em breve depoimento à Polícia Civil, no hospital, reconheceu por foto o homem preso em flagrante. Carvalho, apesar de um tiro na nuca, está consciente e passa bem.

De acordo com as primeiras informações do coordenador das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs), delegado Rodrigo Reis, o crime ocorreu às 21h07min, quando o PM havia estacionado seu veículo Chevrolet Cruze. Ao desembarcar, ele foi abordado pelo assaltante, que vestia boné e moletom branco. 

Reis disse que um morador de rua, ouvido como testemunha ocular do fato, relatou o criminoso dizendo: "tu tá armado?". O PM não teria falado nada e tentou se esquivar. Entretanto, a testemunha informou que ele teria dito "vou te revistar" ao criminoso. Neste momento, Reis acredita que o assaltante tenha percebido a arma na cintura de Carvalho, entendendo a ação como uma reação da vítima. O bandido atirou na nuca do PM, que caiu na calçada, deixando sua pistola escapar. O ladrão pegou a arma e fugiu. 

Prisão instantes depois

Identificado como Denis Machado Lima, 44 anos, com antecedentes criminais por roubo, furto, receptação, lesão corporal, entre outros, ele foi detido em flagrante por dois policiais à paisana, que estavam em um bar e foram avisados por garçons. 

Os colegas de Brigada Militar deram voz de prisão, mas o criminoso não se rendeu e seguiu em fuga a pé. Os PMs deram dois tiros de alerta. Momento em que Lima teria tentado se esconder e sofrido escoriações, vindo a ser capturado na esquina das ruas Sofia Veloso com República. Com ele, foram apreendidos um revólver municiado e a pistola 9 milímetros do policial militar assaltado. Ele foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) para atendimento.

O delegado Reis destaca que a arma do policial e as imagens são provas suficientes para que o preso responda por latrocínio. Segundo ele, como foi um assalto seguido por tentativa de morte, o caso será investigado pela delegacia distrital, no caso, pelo delegado Ajaribe Pinto, da 10ª DP. As armas e o veículo da vítima foram encaminhados para perícia. Foram ouvidos o assaltante, o morador de rua como testemunha e os dois PMs que prenderam Lima.

Assim que tiver condições, Carvalho será ouvido para repassar mais detalhes. Um oficial de serviço da BM, na noite de segunda-feira, destacou que o brigadiano iria na casa de amigos quando ocorreu o assalto. Segundo o HPS, o quadro de Carvalho é estável e ele está na sala vermelha, podendo ir para o leito clínico ainda nesta terça-feira (9).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias