Polícia



Violência na Capital

Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre

Crime ocorreu na Avenida Soledade, próximo à Carlos Gomes, na manhã desta segunda-feira

14/12/2021 - 07h00min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail

Um ataque a tiros deixou uma pessoa morta e duas feridas na Avenida Soledade, próximo à Avenida Carlos Gomes, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (13). O crime, segundo a Brigada Militar, ocorreu por volta das 9h, em frente a um prédio comercial.

O homem assassinado foi identificado como Diego de Carvalho Fontinel, 32 anos, conhecido como Alemão da Praia. De acordo com a Polícia Civil, ele era líder de uma facção que atuava no bairro Mathias Velho, em Canoas, e tinha passagens por diversos homicídios.

— Ele teve o irmão vítima há poucos meses, morto em uma emboscada em Canoas, também membro da facção. Tinha uma atividade ilícita, mas tentava dar ares de licitude. Estava participando de uma disputa muito forte com uma facção atuante na Vila Bom Jesus, apoiados por outra da Vila Cruzeiro — informou o delegado Eibert Moreira.

Segundo a delegada Roberta Bertoldo, Fontinel tinha um procedimento cirúrgico agendado em um prédio que oferece serviços de saúde na Avenida Soledade. Na companhia de dois amigos, ele foi ao local em um veículo blindado, uma Captiva.

Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) também estiveram no local para retirar a tornozeleira eletrônica para que Fontinel pudesse ser submetido ao procedimento. Quando os agentes saíram, um veículo chegou. O motorista saiu atirando, e o outro ocupante desceu na sequência dando tiros de fuzil. Foram encontradas cápsulas de calibre 9mm (pistola) e 556 (fuzil).

— Os disparos foram feitos no momento em que um dos ocupantes (do carro de Fontinel) abria a porta, o que permitiu que os tiros atingissem os outros. Foi uma ação extremamente rápida e orquestrada, certamente premeditada. Provavelmente alguém sabia que a vítima estaria aqui — explicou a delegada.

A maior parte dos tiros atingiu Fontinel no rosto. Os dois amigos dele ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico, sem gravidade. Conforme a polícia, não chegou a haver troca de tiros.

Por meio de imagens de câmeras de segurança, a polícia já conseguiu identificar a rota inicial de fuga dos autores do crime. Outras imagens também estão sendo buscadas. Quem tiver informações pode entrar em contato pelo telefone 0800-642-0121.

Até por volta das 11h30min, ainda havia policiais civis na área do crime. A perícia também esteve no local.

Por ter ocorrido em horário de grande circulação, o crime assustou as pessoas que passavam pela região. Mesmo durante o trabalho da polícia, algumas ficaram paradas do outro lado da calçada, buscando entender o que aconteceu.

— Eu e minha amiga sempre caminhamos por aqui pela manhã, e hoje escutamos uns tiros. Parecia uma troca de tiros. A gente ficou nervosa e correu, não sabia nem onde se esconder porque não dava para ver bem onde era - contou uma jovem, que preferiu não se identificar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias