Livro que discute sistema carcerário no Brasil será lançado nesta sexta-feira em Porto Alegre - Polícia

Versão mobile

 
 

Literatura10/12/2021 | 07h00Atualizada em 10/12/2021 | 07h00

Livro que discute sistema carcerário no Brasil será lançado nesta sexta-feira em Porto Alegre

Evento da obra "Paz nas Prisões Guerras nas Ruas" será às 19h, no Centro Municipal de Cultura, na Avenida Erico Verissimo

GZH
GZH

O livro Paz nas Prisões Guerra nas Ruas, escrito pelos jornalistas Renato Dornelles e Tatiana Sager, será lançado nesta sexta-feira (10), às 19h, no Centro Municipal de Cultura em Porto Alegre. A obra entrou em pré-venda e é resultado de 13 anos de pesquisa sobre o sistema prisional brasileiro. 

Com depoimentos de cerca de 150 fontes, entre atores sociais, autoridades e especialistas, o livro se propõe a mostrar o quanto o descaso com o sistema prisional brasileiro acaba afetando a vida de praticamente toda a sociedade.

Leia mais
Porto Alegre e região tem aumento de 250% em esquartejamentos e chacinas em 2016
Como é viver em Alvorada, a 6ª cidade mais violenta do Brasil

Segundo a editora Falange, que lançará o livro, a obra discute a maneira como a criminalidade é tratada socialmente e pela imprensa, provocando debate sobre as políticas de encarceramento e os grupos mais expostos à negação de direitos, como a população negra, LGBT+ e feminina.

Ainda traz trechos de momentos marcantes na guerra de facções nos anos de 2016 e 2017, quando Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana estiveram na lista dos municípios mais violentos do país.

O jornalista e cientista político Bruno Paes Manso conta que o livro "relembra desde os tempos em que as bocas eram tocadas por pequenos vendedores, isolados entre si, até o surgimento das primeiras gangues, como Falange Gaúcha, Os Manos e Os Brasas, vinculadas ao cárcere, até o período em que os conflitos explodem nos bairros em torno de grupos como os Bala na Cara (BNC) e os AntiBala".

Livro tem 264 páginasFoto: Divulgação / Editora Falange

Serviço
O quê: lançamento do livro Paz nas Prisões Guerra nas Ruas (264 páginas; Editora Falange; R$ 62)
Quando: sexta-feira (10), às 19h
Onde: Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307), em Porto Alegre

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros