Polícia



Vale do Sinos 

Motorista preso por atropelar e matar segurança em Novo Hamburgo é investigado por homicídio doloso; veja vídeo

Condutor atingiu a vítima André Luís de Oliveira Fortes, 48 anos, quando tentava escapar do local, após bater contra outro veículo

11/01/2022 - 07h00min


Leticia Mendes

O atropelamento do segurança de um estabelecimento em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, na madrugada desta segunda-feira (10), é investigado como homicídio doloso, quando há intenção de matar. André Luís de Oliveira Fortes, 48 anos, foi atingido pelo veículo de um cliente do bar e restaurante e não resistiu aos ferimentos. O condutor de 26 anos foi preso em flagrante pela Guarda Municipal após escapar do local.  

O caso, investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Novo Hamburgo, aconteceu na saída do Dubai Bar e Restaurante, localizado na Avenida Pedro Adams Filho, no bairro Pátria Nova. Segundo imagens obtidas pela Polícia Civil, o segurança tentou impedir que o cliente deixasse o local, após o motorista colidir contra outro veículo que estava estacionado. Neste momento, Fortes foi atropelado.  

No entendimento do delegado André Serrão, titular da DHPP de Novo Hamburgo, as evidências obtidas até o momento indicam que se trata de um crime doloso, quando há intenção.  

— Ele (motorista) vislumbrou o segurança na frente dele, e acelerou o carro, para tentar se evadir da responsabilidade. Isso destoa totalmente, dentro da nossa análise preliminar, de uma imperícia ou negligência. Entendemos que se trata de um homicídio doloso — diz o delegado.  

As imagens obtidas pela polícia, por meio das câmeras do local, mostram que o condutor do Sandero colide contra outro carro estacionado no momento em que manobra para ir embora. Em seguida, tenta deixar a área onde estão os veículos. Nesse momento,  o segurança usa espécie de gradil para tentar evitar que ele passe.   

 — O segurança tentou evitar que ele fosse embora depois de causar a batida. Ele acabou passando por cima, atropelando esse segurança — descreve o delegado.   

Antes disso, o motorista teria sido expulso de dentro do estabelecimento, por causar confusão no local, conforme o delegado. O motivo de ele ter sido retirado ainda está sendo esclarecido.  

Polícia Civil / Divulgação
Sandero danificado após atropelamento

Mesmo após atingir o segurança, o motorista deixou o local e chegou a ser perseguido por populares, que correram atrás do veículo. Cerca de 20 minutos depois, por volta de 2h45min, o condutor — que não teve o nome divulgado, em razão da Lei de Abuso de Autoridade — foi localizado pela Guarda Municipal, circulando com o mesmo veículo danificado. Dentro do carro, foi encontrada uma garrafa de vodca pela metade, e o motorista tinha sinais de embriaguez, segundo a polícia.   

— Foi ofertado para ele a realização do teste de etilômetro, mas ele se recusou — disse o delegado.  

Ao saberem que se tratava do mesmo carro que atropelou o segurança, os guardas levaram o condutor preso em flagrante. O motorista possui passagens pela polícia por posse de drogas e ameaça. Segundo o delegado, após ser preso, ele optou por permanecer em silêncio. O segurança atropelado chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu durante a madrugada. O velório de Fortes terá início ainda nesta segunda-feira, em Novo Hamburgo, e o sepultamento está previsto para a manhã desta terça-feira (11), no Cemitério Católico de Canudos.  

GZH entrou em contato com o Dubai Bar e Restaurante, que disse que as informações sobre os fatos estão sendo repassadas à Polícia Civil e que a equipe não irá se manifestar em relação ao caso no momento para não atrapalhar o andamento da apuração. Segundo o delegado, a polícia ainda pretende ouvir outras testemunhas e segue analisando imagens de câmeras de segurança. Informações sobre o caso podem ser repassadas pelo telefone 08006420121


MAIS SOBRE

Últimas Notícias