Polícia



Pandemia

Polícia Civil vai investigar uso de carros de som com mensagens antivacina em Novo Hamburgo

Veículos foram apreendidos nesta quarta-feira; prefeitura deve encaminhar denúncia ao Ministério Público

27/01/2022 - 09h53min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail
Divulgação / Prefeitura de Novo Hamburgo

 A Polícia Civil vai investigar os responsáveis por dois carros de som apreendidos na manhã desta quarta-feira (26) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Os veículos, uma Fiorino e um Fiat Uno de cor branca, foram filmados por moradores de diferentes bairros disseminando mensagens antivacina.  

Após receber denúncias, a Guarda Municipal apreendeu os veículos por volta do meio-dia e encaminhou os condutores à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo. Após o registro da ocorrência, os dois motoristas foram liberados e os veículos acabaram sendo encaminhados para um depósito. 

Os carros foram vistos circulando pelos bairros Liberdade, Rondônia e Primavera, entre outros. A Fiorino foi abordada pela Guarda no bairro Rio Branco, e o Uno, no Guarani. No alto-falante, os veículos transmitiam a seguinte mensagem: 

“Atenção, pais. Nós todos temos o dever de saber que não é obrigatória a vacina experimental em nossos filhos. As escolas não podem exigir e muito menos impedir o acesso de nossos filhos às salas de aula por não terem feito a vacina. E os fabricantes não garantem a eficácia e não se responsabilizam pelos efeitos colaterais, tendo em vista que muitos tiveram problemas.” 

Denúncia ao MP 

O prefeito em exercício de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, manifestou-se contrário às mensagens e reiterou que a prefeitura apoia a vacinação. Segundo ele, o município vai apresentar uma denúncia ao Ministério Público para que investigue o caso. Lüders, que está à frente do Executivo municipal desde segunda-feira (24), cobrindo as férias da prefeita Fátima Daudt, lembra que o imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele acrescenta que já agendou a vacinação da sua filha Rafaela:

— Tenho uma filha de 11 anos e, hoje pela manhã, já fiz o agendamento para que ela se vacine na próxima sexta-feira (28). É o que todo mundo tem que fazer. É o nosso papel como gestores acreditar na ciência e possibilitar que as crianças sejam vacinadas.  

O prefeito pontua que mais de cem crianças com comorbidades já foram vacinadas em Novo Hamburgo, sem nenhum registro de efeitos colaterais.  

— Espalhar fake news é muito triste. Agora fica o recado: se fizerem de novo, vamos apreender outra vez — sublinha o prefeito. 

O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, lamentou a disseminação das mensagens e ressaltou que as vacinas contra o coronavírus são seguras.

— Contra a ciência, não há argumentos. A verdade é que, na medida em que a vacinação vai avançando, observa-se queda no número de mortes e internações.  As vacinas já se mostraram seguras. Quem ama, protege e vacina — afirma.

Investigação 

Os dois homens devem responder por infração de medida sanitária preventiva, com base no artigo 268 do Código Penal. A ocorrência foi registrada na DPPA hamburguense, no plantão da delegada Marjani Sinmch. Durante a tarde, a ocorrência foi encaminhada à 1ª DP de Novo Hamburgo, chefiada interinamente pelo delegado Rafael Sauthier, que conduzirá as investigações. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias