Polícia



Vandalismo

Criminosos invadem igreja, furtam fios elétricos, danificam local e causam prejuízo de mais de R$ 10 mil em Porto Alegre

Crime foi percebido na manhã desta quinta-feira por pároco no bairro Campo Novo, na Zona Sul

11/03/2022 - 07h00min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail
Padre Ceron / Arquivo pessoal
Criminosos vandalizaram casa paroquial e destruíram parte do forro

Criminosos entraram pelo telhado, vandalizaram e furtaram itens da casa paroquial da igreja São João Paulo II, na Avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Campo Novo, extremo sul de Porto Alegre. A condição em que o local se encontrava na manhã desta quinta-feira (10) surpreendeu o pároco, padre Claudionir Ceron.

Os invasores cortaram os cabos de energia, estragaram o motor do portão, levaram um notebook, uma TV e outros objetos, e ainda danificaram o forro do teto e as portas. Também há indícios de que o grupo cozinhou dentro da casa antes de fugir.

— Eu, padre Carlinhos e diácono Charles somos da Restinga e assumimos a paróquia há 30 dias. Estamos tentando revitalizar o extremo sul para que possa ser uma paróquia a serviço da comunidade e hoje de manhã foi algo impensável: o telhado quebrado, todos os fios cortados. É um vandalismo total. A gente sabe que a dependência da droga e do álcool fazem isso — lamenta o padre Ceron, que também é pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida da Restinga e diretor do Centro Social Padre Pedro Leonardi.

O prejuízo estimado por ele é de mais de R$ 10 mil, já que toda a parte elétrica terá de ser refeita e ainda haverá custos com a mão de obra.

— É uma sensação de impotência, de dor, é um espaço da comunidade. Para quem não tem nada, é muito dinheiro.

O comandante do 21º Batalhão, tenente-coronel Alexander Pereira Cardozo, esteve no local e afirmou que a Brigada Militar está fazendo diligências para tentar identificar os suspeitos. Não havia câmeras no local.

— O padre estava providenciando a instalação de câmeras, mas ainda não tinha. Pegamos as características dos objetos furtados, e vamos tentar reaver esses bens para a paróquia —afirma o comandante.

Apesar de as casas vizinhas ficarem mais distantes da igreja, moradores serão ouvidos pelos policiais para verificar se algo incomum foi constatado durante a noite. O cercamento eletrônico da Capital também será acionado para tentar identificar se algum veículo foi utilizado pelos vândalos.

Nesta quinta-feira, a BM prendeu dois homens na área por tráfico de drogas. Ainda não é possível afirmar se a dupla tem envolvimento no ataque à paróquia. De acordo com o oficial, a região é conhecida pela venda de fios furtados.

A paróquia beneficia várias comunidades da região. Segundo o padre Ceron, havia planos de construir um campo de futebol, uma horta comunitária e um centro social para jovens na área da igreja.

— A gente leva um "baque" desses, mas não vamos desanimar. Como fiz o Papa Francisco, em tempos de trevas, é pra levarmos esperança e sermos mais fortes ainda. 

O caso deve ser investigado pela 7ª Delegacia de Polícia (7ª DP), que atende esta parte da Zona Sul.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias