Polícia



Bairro Santa Tereza

Unidade de saúde Moab Caldas fecha após tiroteio deixar um morto e quatro feridos na zona sul de Porto Alegre

BM precisou intervir em confronto entre facções criminosas que se enfrentavam nesta região da Capital durante a madrugada

22/03/2022 - 07h00min


Cid Martins
Enviar E-mail

Um tiroteio deixou uma pessoa morta e quatro feridas no início da manhã desta segunda-feira (21) no bairro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre. A troca de tiros aconteceu na Avenida Moab Caldas. A unidade de saúde que fica na via foi atingida por estilhaços e permanecerá fechada nesta segunda.

Após receberem relatos de intensa troca de tiros entre facções criminosas rivais, a Brigada Militar foi acionada para intervir no confronto, segundo informou o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), tenente-coronel Eduardo Michel. Também foram deslocados para o local o efetivos do 1º Batalhão de Choque e do Batalhão de Aviação da BM. 

Na chegada dos policiais, por volta das 6h30min, criminosos revidaram com tiros. Entre os feridos, um foi levado em estado grave ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Nenhum PM ficou ferido.

Ao menos três pessoas foram presas na ofensiva. Uma espingarda calibre 12, quatro pistolas e um revólver 38, quatro veículos, dois celulares e dezenas de munições foram apreendidos.

A ação desta segunda-feira está ligada a outra que ocorreu na semana passada, quando uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em frente a um bar da região. Após este caso e outros quatro assassinatos recentes na cidade, a Polícia Civil e a Brigada Militar confirmaram que há uma nova guerra entre facções e traçaram um plano de investigação e reforço de policiamento em áreas conflagradas pelo tráfico na Capital.

— Está ocorrendo uma guerra do tráfico recente na cidade, disputa por territórios e estamos agindo, tanto com inteligência quanto com policiamento ostensivo — disse o delegado Eibert Neto, diretor da Divisão de Homicídios da Capital.

A unidade de saúde que foi fechada estava oferecendo vacinação contra a covid-19. Devido ao imprevisto, a coordenação do local avaliou a situação e optou por retormar o atendimento apenas nesta terça-feira (22). Houve a informação de que o Pronto-Atendimento da Cruzeirou chegou a fechar momentaneamente, entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nega que isso tenha acontecido. 

Para garantir a segurança na região, Michel afirmou que será mantido o reforço no policiamento nos bairros Santa Tereza e Cruzeiro.

Linha do tempo

  • 2h30min: foram registrados os primeiros disparos. A BM foi ao local e nada foi constatado.
  • 6h23min: foi gerada nova ocorrência após relatos de diversos disparos de arma de fogo.
  • 6h29min: BM chega ao local e os criminosos revidam com tiros. 
  • 6h30min: atendimento de saúde fica prejudicado nas imediações do conflito. A Secretaria da Saúde decidiu manter fechado, devido estilhaços de projéteis, a Unidade de Saúde Moab Caldas, que será reaberta somente na terça-feira (22).

MAIS SOBRE

Últimas Notícias