Polícia



Centro Histórico

Operação para fiscalizar receptação de cabos furtados autua 13 locais e interdita três ferros-velhos

Ofensiva contou com órgãos de segurança e de fiscalização da prefeitura de Porto Alegre

21/04/2022 - 07h00min

Atualizada em: 21/04/2022 - 07h00min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail
Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail

Uma operação integrada fiscalizou, na manhã desta quarta-feira (20), ferros-velhos e estabelecimentos que compram metais e materiais recicláveis na Rua Voluntários da Pátria, no centro de Porto Alegre. Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Segurança de Porto Alegre, que encabeçou a ação, foram interditados três locais e outros 13 foram autuados.

O objetivo da operação foi identificar possíveis receptadores de fios e cabos furtados da rede elétrica e semáforos da Capital.

A açã contou com agentes de Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo e Bombeiros, Batalhão Ambiental e EPTC. Mais de cem homens e 60 viaturas integraram a operação.

— O furto de cabos gera grandes problemas para a população e tem que ser combatido. A ideia da fiscalização é verificar a regularidade dos estabelecimentos e saber se estão atuando dentro da lei — afirma Mário Ikeda, secretário de Segurança de Porto Alegre

Os veículos e agentes foram distribuídos por vários pontos da Voluntários da Pátria para evitar que os locais fechassem ao tomar conhecimento da operação. Ao todo, 21 pontos foram listados, mas outros estabelecimentos que estavam abertos também foram alvo de fiscalização. Um drone foi utilizado.

Os agentes interditaram um ferro-velho na esquina da Comendador Coruja com Voluntários da Pátria por não possuir Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI). Em outro estabelecimento, foram recolhidas máquinas para cortar e desencapar fios, serras e fios de cobre.  

Além disso, outros dois galpões que recebem material reciclável e estavam construídos de forma irregular foram autuados pelos fiscais da prefeitura no Loteamento Santa Terezinha, a conhecida Vila dos Papeleiros. Conforme a Secretaria, os locais autuados serão alvos de inspeção rotineira da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF). 

Em 2022, a Guarda Municipal  prendeu, até o momento, 13 pessoas por crimes relacionados ao furto e roubo de cabo, fios ou semáforos. Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos agentes de segurança, a prefeitura vem reiterando nas redes sociais a importância do recebimento de denúncias anônimas pelos canais 153 e 156. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias