Polícia



Onda de violência 

Sobe para 15 o número de mortes relacionadas à guerra de facções em Porto Alegre 

Polícia Civil aponta que assassinatos na Lomba do Pinheiro e no Teresópolis, entre a tarde e a noite desta segunda-feira, podem ter sido cometidos pela mesma quadrilha

06/04/2022 - 08h19min

Atualizada em: 06/04/2022 - 08h21min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação

Dois assassinatos registrados entre a tarde e a noite desta segunda-feira (4) estão relacionados à guerra entre facções que ocorre em Porto Alegre desde a primeira quinzena de março. Com esses casos, a Capital já soma 15 mortes devido ao confronto entre as organizações criminosas

O primeiro caso ocorreu no fim da tarde de segunda-feira, na localidade conhecida como Beco do Davi, na Lomba do Pinheiro. Conforme a titular da 5ª DP de Porto Alegre, delegada Marcela Smolenars, quatro homens a bordo de um automóvel Volkswagen Gol de cor branca efetuaram dois assaltos no bairro e assassinaram um motoboy de 56 anos que tentou impedi-los.  

Na primeira ocorrência, os criminosos levaram o celular de um homem. No segundo assalto, a vítima seria uma senhora que pediu por ajuda.  

—  Eles puxaram o cabelo dela e ela caiu na grama pedindo por socorro. Eles pegaram o celular dela. Um motociclista que trabalhava como motoboy na Lomba do Pinheiro passou pelo local e começou a gritar que era assalto para tentar ajudar a mulher. Por isso, eles o perseguiram e o mataram — explica a delegada. 

O caso foi registrado como latrocínio devido aos assaltos. Contudo, a delegada afirma que o grupo estava no bairro à procura de integrantes de uma facção rival. Como não obtiveram êxito, decidiram cometer os roubos para não saírem no prejuízo.   

Por volta de 0h20min desta terça-feira (5), o carro foi encontrado na Avenida Castello Branco com os quatro suspeitos a bordo. Eles foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da Capital. Conforme a delegada, todos tinham passagem pela polícia. 

Entre os antecedentes dos homens, há diversos registros por roubo, receptação, porte de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e homicídio qualificado. Com a quadrilha, foram apreendidas quatro pistolas calibre .380. 

Na manhã desta terça-feira, as duas vítimas dos assaltos foram até a delegacia para identificar os suspeitos. A prisão preventiva foi solicitada. Todos permanecem detidos. 

Morte no Teresópolis 

Cerca de três horas após o crime na Lomba do Pinheiro, novamente um automóvel Volkswagen Gol de cor branca conduziu os responsáveis pela morte de outro homem, desta vez no bairro Teresópolis. O diretor da Divisão de Homicídios da Capital, delegado Eibert Moreira, confirma que o crime está relacionado à onda de ataques em razão da rivalidade de facções em Porto Alegre. 

A vítima, um homem de 33 anos, havia deixado o sistema prisional recentemente. Segundo o delegado, ele havia sido preso por porte e tráfico de drogas e tem vínculo com uma facção que atua na Vila Bom Jesus, em Porto Alegre.   

Crime organizado

O delegado explica que a Polícia Civil ainda investiga o caso, mas destaca as similaridades entre os dois crimes.

— Existe a possibilidade que seja o mesmo grupo. As características do ataque são as mesmas. Os indivíduos são compatíveis. No caso do Teresópolis, foram vistos apenas três homens, mas o motorista geralmente não sai do carro, então poderiam ser quatro. As munições e armas usadas também são compatíveis com outros casos apurados — diz o delegado.  

Moreira ressalta os esforços da polícia para controlar a onda de violência, como a remoção de chefes do tráfico que comandam os crimes de dentro do sistema prisional

— Estou propondo ações de inteligência dentro dos presídios, como pedidos de remoções internas. Hoje, solicitamos buscas em algumas galerias de diversos presídios com apreensão de celulares e outros elementos que possam contribuir com as investigações — sublinha. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias