Polícia



Região Metropolitana

Polícia afirma que conselheiro tutelar mentiu sobre atendimento a suspeitas de maus-tratos contra menina morta em Alvorada

Mirella Dias Franco, três anos, morreu no mês passado por intensa hemorragia abdominal. Mãe e padrasto foram presos no último sábado

16/06/2022 - 09h03min

Atualizada em: 16/06/2022 - 09h09min


Adriana Irion
Adriana Irion
Enviar E-mail
Polícia Civil / Reprodução

A Polícia Civil apurou que o conselheiro tutelar que disse ter ido ao endereço da família de Mirella Dias Franco, para apurar suspeitas de maus-tratos, mentiu. A menina morreu no mês passado, em Alvorada, aos três anos, por intensa hemorragia abdominal.

Em depoimento, o conselheiro afirmou que foi ao local em fevereiro, mas não encontrou ninguém. Também garantiu ter tentado contato por telefone. Sem sucesso, não teria feito nova tentativa em função de excesso de demanda de trabalho. Contou, no entanto, ter registrado as tentativas em uma certidão e guardado. O documento, porém, só foi feito após a morte da criança.

A polícia tem convicção de que o conselheiro nunca fez diligências para verificar a situação de Mirella. Em 31 de maio, a menina entrou na UBS Jardim Aparecida já sem vida, levada pelo padrasto.

Ela tinha hematomas pelo corpo e intensa hemorragia abdominal, causada por objeto contundente. No último sábado (11), a polícia prendeu o padrasto, Anderson Borba Carvalho Junior, e a mãe da menina, Lilian Dias da Silva, por suspeita de tortura com resultado morte.

As declarações do conselheiro à polícia, durante depoimento na terça-feira (14), geraram mal-estar entre colegas. Logo depois que ele prestou depoimento e que GZH divulgou que o Conselho Tutelar não teria conferido as suspeitas, já que nunca retornou ao endereço da menina, começaram a surgir informações sobre a falsidade da certidão apresentada pelo homem na delegacia.

Mirella só ganhou uma pasta de registro no órgão depois de morrer. E, nesta pasta, o conselheiro inseriu a certidão com a falsa declaração de que havia tentado contato com a família em fevereiro — depois de o Hospital Cristo Redentor alertar sobre a possibilidade de a criança estar sendo vítima de maus-tratos em casa.

A polícia fez, na quarta-feira (15), diversas diligências junto ao Conselho Tutelar. Conforme a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, planilhas de rotas dos veículos do órgão foram analisadas. Motoristas foram ouvidos, além de outros conselheiros e funcionários do setor administrativo.

Polícia Civil / Reprodução
Mirella morreu no mês passado, em Alvorada

Conforme a delegada, todos confirmaram que a pasta de Mirella não existia antes do óbito e que, portanto, o conselheiro nunca fez diligências antes de a menina morrer, como sustentou em depoimento e no falso relatório que assinou.

— Já há falso testemunho, e falsidade documental, em função da certidão forjada. Vamos verificar demais implicações criminais e administrativas — afirmou Jeiselaure, que reuniu a documentação e os depoimentos e enviou para o Ministério Público de Alvorada, para que avalie medidas cabíveis.

A corregedoria do Conselho Tutelar também abriu expediente, segundo a polícia. A delegada informou que, na tarde de quarta-feira, houve deliberação do relator do caso na corregedoria para que o conselheiro investigado seja afastado das funções. Mas a decisão final depende de aval do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o que pode só ocorrer na segunda-feira (20), em função do feriadão na cidade.

Desde que as circunstâncias da morte de Mirella começaram a ser investigadas, a prefeitura e o Conselho Tutelar optaram por não dar declarações até a conclusão da apuração.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias