Polícia



Morro Santana

Criminosos mortos em confronto com a polícia em Porto Alegre tinham fuzis e vestiam farda semelhante à da Brigada Militar

No tiroteio, um soldado foi atingido por três disparos e está hospitalizado

22/07/2022 - 07h00min


Tiago Bitencourt
Tiago Bitencourt
Enviar E-mail

Os seis criminosos que entraram em confronto com a polícia na madrugada desta quinta-feira (21), em Porto Alegre, portavam fuzis, pistolas, coletes balísticos e vestiam farda semelhante à usada pela Brigada Militar (BM). No tiroteio, quatro acabaram mortos e dois ficaram feridos. Um soldado também foi atingido por disparos e está hospitalizado. 

Segundo a BM, a ocorrência teve início quando os policiais foram avisados que ocupantes de um Corolla de cor azul estavam efetuando disparos próximo à Rua Braile, no bairro Costa e Silva. Em seguida, eles teriam se deslocado para a Avenida Manoel Elias, já no bairro Passo das Pedras

De acordo com a BM, por volta da 1h, o carro foi localizado. Os PMs contam que, ao tentar fazer a abordagem, os suspeitos fugiram. O Corolla percorreu algumas ruas até que, na Natho Henn, próximo à Avenida Mãe Apolínária Matias Batista, no bairro Morro Santana, o motorista teria perdido o controle do carro. Os ocupantes teriam desembarcado, dando início a um confronto com a Brigada. 

Matheus Camargo da Silva, 17 anos, e João Vitor Calmon Hernandez Veiga, 25, além de outros dois homens ainda não identificados, morreram no local. 

Outras duas pessoas ficaram feridas. Um homem, de 22 anos, que estava foragido desde 2020, e outro, de 31, com antecedentes criminais, inclusive por homicídio e que era procurado desde 11 de julho, estão hospitalizados. 

Um soldado da Brigada Militar também foi baleado no tiroteio. Ele foi atingido por três tiros — na perna, no braço e de raspão no peito. Ele passou por cirurgia e segue hospitalizado. 

Segundo a BM, todos os criminosos vestiam fardas camufladas semelhantes às utilizadas pelo Batalhão de Operações Especiais da Brigada. Com eles, foram encontrados dois fuzis calibre 556, quatro pistolas — duas 9 milímetros e duas .40 —, seis coletes balísticos, 10 carregadores de pistola e 321 munições de diversos calibres. Além disso, ainda foram encontradas cinco boinas de cor preta e quatro celulares foram recolhidos. 

Os agentes da 5ª Delegacia de Homicídios afirmam que ainda não há informações sobre o que os suspeitos pretendiam fazer com o armamento. O delegado Gabriel Lourenço explic que aguarda pelo fim das diligências. 

— Estamos com todas as equipes nas ruas trabalhando, não só nesse caso, como nos demais ocorridos na noite passada — explica. 

Isso porque, na noite de quarta-feira (20), uma mulher foi morta a tiros na mesma região do bairro Morro Santana e dois homens foram baleados ao tentar roubar um carro no Parque Santa Fé. A polícia também investiga se há relação entre os casos. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias