Polícia



Sul do RS

Homens entram em comunidade terapêutica vestidos como policiais, sequestram e matam dois pacientes em Mostardas

Corpos de Saymon Silveira, 17 anos, e Darlan Rodrigues Machado, 31, foram encontrados em Palmares do Sul

12/08/2022 - 10h13min

Atualizada em: 12/08/2022 - 10h13min


Bruna Viesseri
Enviar E-mail
Divulgação / IGP-RS
Corpos foram encontrados em uma vala na localidade de Frei Sebastião, em Palmares do Sul

Dois pacientes de uma comunidade terapêutica em Mostardas, na Região Sul, foram sequestrados e mortos durante a madrugada de quarta-feira (10) em uma ação orquestrada por ao menos seis criminosos. As vítimas foram retiradas do centro pelo grupo, que vestia coletes e roupas semelhantes às da polícia, segundo testemunhas. Os dois acolhidos — um adolescente e um homem — foram levados, em um carro, até Palmares do Sul, onde foram mortos.

O caso é investigado pela Polícia Civil, que não divulgou detalhes sobre a ação nesta quinta-feira (11). As vítimas foram identificadas como Saymon Silveira, 17 anos, e Darlan Rodrigues Machado, 31, ambos de Rio Grande. Silveira estava na comunidade terapêutica havia cerca de 12 dias, e Machado havia três meses.

De acordo com a presidente da comunidade, que preferiu não se identificar, o grupo ingressou no local por volta das 3h e a ação durou menos de cinco minutos. Segundo ela, os criminosos estavam armados e afirmavam ser da Polícia Civil. O nome do estabelecimento também não é divulgado, a pedido da presidente, por medo de retaliação.

— Eles chegaram se identificando como policiais, vestidos com fardas, coletes, portavam armas. Falaram com os monitores que estavam de plantão, só pediram pelas duas vítimas, pegaram eles e foram embora. Um dos nossos responsáveis aqui chegou a sair atrás do carro deles, para tentar entender o que estava acontecendo, mas chegou em um ponto da estrada que não tinha mais luz e perdeu o carro de vista — relata a presidente.

Na casa, ninguém ficou ferido e o local não foi danificado pelos criminosos. 

— Muitos dos acolhidos seguiram dormindo, não ouviram nada. Foi algo extremamente organizado, preciso. Não fizeram alarde, apenas pediram pelos dois acolhidos e os levaram. A gente fica com a sensação de que não tem segurança em lugar nenhum. Somos uma instituição voluntária, que acredita na recuperação, e não vamos desistir. Ficam aqui apenas as pessoas que querem realmente se recuperar. Estamos todos muito assustados com isso — conta a presidente.

Horas depois, por volta do meio-dia de quarta-feira, os corpos do dois homens foram encontrados em uma vala na localidade de Frei Sebastião, em Palmares do Sul. A ocorrência foi atendida por policiais militares de Mostardas. A perícia foi chamada ao local.

Segundo a presidente, a comunidade terapêutica onde as vítimas estavam atende atualmente 94 dependentes químicos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias