Polícia



Litoral Norte

Segurança de casa noturna confessa ter matado jovem em Atlântida

Vítima tinha 18 anos e foi atingida por golpes de canivete

17/01/2023 - 10h27min

Atualizada em: 17/01/2023 - 10h28min


Kathlyn Moreira
Kathlyn Moreira
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação

Um jovem de 18 anos foi morto após um desentendimento na praia de Atlântida, em Xangri-lá. O caso aconteceu na madrugada de sábado (14), no estacionamento ao lado do complexo Las Ramblas.

Conforme o delegado Roland Alexander Short, o jovem identificado como Renan de Oliveira Rosa foi atingido por um golpe de canivete no abdômen após uma discussão com um segurança.

— O segurança confessou o crime. Os jovens foram para o estacionamento após uma briga entre dois grupos dentro do complexo. No estacionamento, o jovem teria dito algo que irritou o segurança e ele o atingiu com o canivete — explica o delegado.

Testemunhas contaram aos policiais que houve uma briga entre os amigos de Renan, de Osório, e outro grupo em uma casa noturna que fica no Ramblas. Os seguranças teriam feito a mediação e acompanhado os jovens e a vítima até o estacionamento, do lado de fora. 

Nesse momento, teria acontecido o desentendimento entre a vítima e o segurança, seguido pelo assassinato. 

Segundo a polícia, Rogério Farias Camargo, 58 anos, foi preso em flagrante. Ele também é ex-policial militar. Segundo o tenente-coronel Noé Jesus da Costa, do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), foi licenciado por indisciplina da corporação em abril de 2002. 

— Ele era contratado de uma empresa de segurança que presta serviço ao Ramblas —afirma o delegado. 

O delegado ainda salienta que não há comprovação de alguma desavença prévia entre  Camargo e Renan, que não tinha passagens pela polícia. 

Sepultado no domingo (15), o jovem trabalhava na manutenção de jardinagem de condomínios do Litoral. 

GZH tenta contato com a defesa do segurança.

O que dizem as empresas 

Em comunicado, o bairro comercial Las Ramblas lamenta o ocorrido e afirma que “conforme informações e câmeras já enviadas à autoridade policial, o fato ocorreu fora do bairro comercial Las Ramblas, após um desentendimento entre o adolescente e um homem de 58 anos, que trabalhava na segurança de um estacionamento” (confira a nota completa abaixo).

GZH entrou em contato com a empresa de segurança Elite, apontada pelo Ramblas e pela polícia como a contratante do funcionário. O proprietário, Leandro Matheus Mendes, que também é o dono do estacionamento New Park, emitiu uma nota de esclarecimento:

“Lamentável essa situação, o ocorrido foi no estacionamento, locamos o espaço, e nos finais de semana contratamos como free um segurança, para cuidar dos carros, estamos chocados com ocorrido, acompanhamos toda a ocorrência, inclusive fomos nós que solicitamos a Brigada Militar, mantivemos o autor do fato no local, aguardando a viatura chegar e entregamos o autor. A New Park estacionamento, está em contato com amigos e familiares, à disposição para colaborar com a família. Compartilhamos com a polícia todas as informações possíveis, relatório e imagens, estamos à disposição.”

Segundo o relato de Mendes para a RBS TV, Camargo foi contratado como freelancer para cuidar dos estacionamentos. Ele teria pedido uma oportunidade de emprego por estar com dificuldades financeiras. O proprietário da Elite e da New Park disse ainda que sabia que o homem havia sido policial e que, por isso, não checou os antecedentes, algo que é padrão para os novos funcionários.

Conforme o Ramblas, a empresa Elite tem um contrato para realizar a segurança dentro do bairro comercial. Já a New Park tem um acordo de locação de uma parte do estacionamento interno. O estacionamento externo, onde ocorreu o crime, não é de propriedade do complexo, de acordo com a administração. 

O Ramblas ainda ressalta que autoridades policiais compareceram no sábado no local para visitar bares e casas noturnas e verificar a documentação e histórico de profissionais. 

Confira a nota completa do Las Ramblas  

“A administração do bairro comercial Las Ramblas vem a público manifestar sobre o fato ocorrido na madrugada do dia 14/01/23, que culminou na trágica morte do adolescente Renan de Oliveira Rosa de 18 anos.

Conforme informações e câmeras já enviadas a autoridade policial, o fato ocorreu fora do bairro comercial Las Ramblas, após um desentendimento entre o adolescente e um homem de 58 anos, que trabalhava na segurança de um estacionamento, que culminou na morte brutal do adolescente.

O criminoso foi preso no local e encaminhado à Delegacia de Policia para apuração dos fatos

Salientamos que a mais de 30 anos recebemos e divertimos milhares de frequentadores, sem um único ocorrido que tenha colocado em risco a vida de qualquer cliente.

Nós, da administração do bairro comercial Las Ramblas lamentamos profundamente o ocorrido e manifestamos o pesar pela absurda agressão que vitimou o jovem Renan Rosa.”


MAIS SOBRE

Últimas Notícias