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Saiba o que é preciso levar em conta para criar um brechó e ter sucesso no negócio

Ramo usados é promissor, mas é preciso respeitar algumas características específicas do setor para bombar as vendas do comércio. Criar de uma marca atraente é um passo fundamental

10/12/2013 - 10h01min

Atualizada em: 10/12/2013 - 10h01min


Brechó Maria Sem-Vergonha aposta na personalização do espaço com a identidade visual da marca

Há tempos brechó deixou de ser um lugar com cheiro e cara de coisas velhas para ganhar charme e requinte. Investir nesse negócio pode ser uma ótima forma de renda para o proprietário e uma excelente maneira de economizar para os clientes. No entanto, não é só de preço baixo que vive o ramo de usados. É preciso respeitar alguns aspectos específicos antes de se aventurar nesse mercado.

A localização faz toda diferença e, em geral, os donos não têm dúvida sobre o ponto: área central nunca!

- Vale a pena ter uma boa localização, estar em uma rua principal de um bairro, onde passam os ônibus, por exemplo - afirma Solange Maria Giacobo, 49 anos, proprietária do Maria Sem-Vergonha Brechó, no Bairro Bom Fim, na Capital.

Iracema Ferreira Pinheiro, 57 anos, dona do De Galho em Galho Brechó Infantil, no Bairro Tristeza, destaca que a concorrência com as lojas populares do Centro da Capital também pode prejudicar as vendas.

Identidade visual valoriza o comércio

Criar uma marca atraente é outro ponto fundamental. Quando assumiu o Mytos e Lendas Brechó, no Bairro Azenha, Itamar Teixeira Andrades, 47 anos, refez o modelo do comércio.

- Criei uma marca e, hoje, é uma loja com preço de brechó - garante Itamar.

Solange também fez uma renovação no ponto onde fica sua loja, incluindo a fachada do brechó.

- Deixamos com a nossa cara, minha e da minha sócia - afirma.

O De Galho em Galho apostou em uma personalização ampla, passando por sacolas, embalagens e etiquetas. A identidade visual é tão marcante que as pessoas chegam a confundir o brechó com uma loja de roupas novas. Iracema garante valer a pena:

- Isso gera o reconhecimento de uma clientela mais fiel.

O segredo é ter bons fornecedores

Outro fator essencial para criar um brechó de sucesso é manter uma boa relação com os fornecedores que, em sua maioria, são pessoas físicas.

- Tenho o fornecedor de porta e aquele que me liga e vou até a sua casa para fazer a avaliação - diz Itamar, do Mytos e Lendas Brechó.

No Maria Sem-Vergonha Brechó, o agendamento para avaliação de peças ocorre apenas no primeiro dia útil de cada mês. Mesmo assim, os horários se esgotam em tempo recorde.

- Geralmente, fechamos a agenda para todo mês em apenas uma hora e meia - garante Solange.

O caminho para abrir um brechó

- Segundo a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), de Porto Alegre, para abrir um brechó é preciso fazer uma consulta prévia na Seção de Licenciamento de Atividades Localizadas.

- O objetivo dessa consulta é verificar as seguintes questões:
1 - Se a atividade é permitida no local, conforme determina o Plano Diretor do Município que estabelece o zoneamento para as atividades econômicas.
2 - Se o imóvel está regular.

- Caso as duas situações acima sejam atendidas, o interessado deve apresentar para a SMIC os seguintes documentos:
- Contrato Social,
- CNPJ
- Declaração de empresa

- Outras situações deverão ser analisadas caso a caso.

- É preciso pagar uma taxa de R$ 67,42 e, se toda a documentação estiver completa, o alvará sai na hora.

- Solange dá uma dica preciosa: Quando abri aqui, quem encaminhou a documentação foi um contador. Repassar para um profissional é sempre melhor.


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