Notícias



Vitória da comunidade

Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro será mantida após aprovação de projeto

Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que impede a construção de avenida no local. Prefeito tem dez dias para sancionar a lei

10/06/2016 - 19h01min

Atualizada em: 10/06/2016 - 19h02min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Atualmente, o terreno da horta está classificado como Área Especial de Interesse Institucional (AEII)

Antes ameaçada pela construção de uma avenida, a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro será transformada em uma Área de Proteção do Ambiente Natural (Apan). Foi aprovado na Câmara de Vereadores da Capital um projeto de lei que determina a mudança.

Localizada na Estrada João de Oliveira Remião, 5.088, o terreno de 4 hectares atualmente está classificado como uma Área Especial de Interesse Institucional (AEII).

Leia mais
Projeto de Lei transforma Horta Comunitária em reserva ambiental
Nova discussão sobre plano viário traz esperança de salvar horta comunitária na Capital
Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro pode ser substituída por avenida

Com isso, está proibida a abertura de vias. A horta tem 7 mil metros quadrados com hortaliças, temperos, ervas de chás e medicinais e pomar. Após a aprovação do projeto de lei do vereador Airto Ferronato (PSB), o prefeito José Fortunati tem dez dias para sancionar a lei.

Alívio

O Diário Gaúcho acompanha o assunto desde novembro do ano passado. Um dos coordenadores da horta, o professor Flavio Burg, afirma que a aprovação do projeto é um alívio para a comunidade. Ele é cedido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) para receber alunos de escolas da região e estudantes de universidades, com o objetivo de incentivar a conscientização ambiental por meio de palestras e debates.

– Esta é uma ameaça que, agora, está descartada. Estamos aliviados – avalia Flavio.

No ano passado, veio à tona um projeto da construção de uma via que ligaria as avenidas São Pedro e São Paulo em uma das reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). A ideia seria prolongar a Rua Oito, passando justamente pela lateral da plantação de hortaliças.

Esta pode ser a única horta comunitária da Capital. A Smic já acompanhou 15 hortas comunitárias em Porto Alegre, mas, atualmente, não atua em nenhum espaço. É possível visitar e participar da horta agendando uma visita. O telefone de contato é o 8593-9293.

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias