Polícia



Segurança pública

Canoas é o 15º município gaúcho a armar Guarda Municipal 

O uso de arma de fogo por parte dos guardas foi anunciado na formatura dos 40 novos agentes, na tarde desta quinta-feira, no Paço Municipal

23/06/2016 - 19h58min

Atualizada em: 24/06/2016 - 11h32min


Schirlei Alves
Enviar E-mail

Embora a essência da Guarda Municipal seja a prevenção da violência em ambientes públicos, a incorporação do trabalho ostensivo vem ganhando força desde 2014, quando a legislação concedeu poder de polícia a ela. Canoas é o 15º município gaúcho a armar o seu efetivo. O anúncio foi feito ontem durante a formatura dos 40 novos guardas, que ocorreu no Paço Municipal.

Leia mais
Apito pode ser uma arma no combate à violência?
Porto Alegre registra um assalto a cada 15 minutos

Os novos agentes já estão capacitados para utilizar a arma de fogo. O equipamento deve chegar em 30 dias, após autorização oficial da Polícia Federal. Eles foram treinados pela Academia de Polícia durante 20 dias. O curso completo durou sete meses. Os outros 37 guardas que já atuam nas ruas, como a inspetora Rosane Paltian, também devem receber o treinamento.

– Para nós é um avanço muito grande, porque o risco a gente já corre por estar na rua, então a arma se faz necessária – diz Rosane.

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Amorim, prefere não polemizar a iniciativa. Ele acredita que haverá integração da mesma forma que já ocorre entre a Brigada e a Polícia Civil.

– Acho que não pode haver posicionamento (contrário) porque, assim, a gente vai perder tempo em vez de trabalhar. Nós temos que focar no trabalho– avalia.

O prefeito, Jairo Jorge da Silva, garante que o papel principal da Guarda é o serviço de prevenção em escolas, praças e ambientes públicos. A arma de fogo, segundo ele, servirá como meio de segurança em casos excepcionais, quando os agentes se depararem com situações de conflito.

– Hoje estamos convictos de que eles estão preparados para reforçar o trabalho preventivo. Não vamos substituir a Brigada e a Polícia Civil. Nós vamos ajudar a trabalhar de forma colaborativa – diz

Cachoeirinha deve ser o próximo município a armar a Guarda. A Associação de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado (ASGMUSP) também trabalha com um projeto que propõe integração no trabalho das forças policiais.

No Paço Municipal de Canoas, 40 novos guardas se formaram

Moradores concordam com armamento

A moradora do Bairro Niterói Gabriela Pires, 21 anos, prefere contar com a Guarda armada. Na opinião dela, o número de policiais disponíveis nas ruas não é suficiente para atender à população de Canoas.

– Eu acho que eles vão suprir o trabalho da Brigada. Acho que serão mais (agentes de segurança) e melhor.

O casal Andréa Bom, 37 anos, e Deividi Jeferson Araújo, 26, que mora no bairro Igara e passava pelas imediações do Paço Municipal no momento da formatura, também concorda com a medida.

– Acho importante, ainda mais com essa onda de violência. Eu, por exemplo, tenho medo de andar sozinha na rua – avalia Andréa.

Saiba mais

/// 26 municípios possuem Guarda Municipal
/// 15 Guardas Municipais fazem uso de arma de fogo
/// Apenas parte da Guarda atua armada em alguns municípios, como Porto Alegre

Canoas é o 15º município gaúcho a ter Guarda Municipal armada

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias