Notícias



Prefeitura de Porto Alegre

Hospitalidade e "parabéns a você": como foi a primeira reunião da transição de Marchezan para Melo

Os dois destacaram a coincidência de reprisarem episódio de 2016, com papéis invertidos

30/11/2020 - 20h55min


Caue Fonseca
Caue Fonseca
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, um dia após Melo ser eleito prefeito da Capital

Foi como quem recebe uma visita acostumada à casa que o prefeito Nelson Marchezan recepcionou Sebastião Melo, eleito para comandar a prefeitura a partir de 2021, na tarde desta segunda-feira (30). Os dois começaram os trabalhos da transição de governo em gabinete, no Paço Municipal. Melo chegou ao local às 15h08min, levemente atrasado em razão dos múltiplos cumprimentos e desejos de boa sorte recebidos por populares do lado de fora da prefeitura, na Praça Montevideo, no Centro Histórico.

Melo lembrou que como vice-prefeito, após perder as eleições de 2016, trabalhou ativamente na transição para o governo Marchezan até dois dias antes da posse. Agora, os papéis se inverteram. Vencido por Melo neste ano, Marchezan retribuirá a gentiliza. Os trabalhos, todavia, não serão no Paço, mas no prédio da administração municipal na Travessa Francisco Leonardo Truda. 

A secretaria de Parcerias Estratégicas será desmontada para abrigar a equipe designada por Melo. Questionado sobre nomes, o prefeito eleito confirmou apenas a participação de Cézar Schirmer, eleito vereador pelo MDB. A partir de quarta-feira (2), o bunker terá seminários de cada uma das secretarias com um balanço da gestão. Os eventos serão transmitidos pela internet.

Leia mais
Sebastião Melo é eleito prefeito de Porto Alegre
Confira o que Melo e Manuela propõem para seis regiões de Porto Alegre

Passada uma hora e 10 minutos de conversa, Melo e Marchezan sentaram ombro a ombro no Salão Nobre para, a muito custo, falar um pouco sobre os temas desta primeira conversa. 

— Como nós dois já pegamos covid, podemos ficar mais perto — brincou Marchezan. 

Primeiramente, Melo descartou pedir para que Marchezan envie projetos à Câmara Municipal ainda neste ano. Segundo o prefeito eleito, o prazo apertado tornaria o gesto inócuo, já que o governo assume em semanas, e a Câmara entra em recesso em 20 de dezembro.  

Na manhã desta segunda-feira (30), Marchezan enviou um pacote de 11 medidas à Câmara, mas ele mesmo reconheceu — à exceção de uma questão tributária envolvendo o 4º Distrito, que precisa ser aprovada ainda em 2020 — se trata de apenas um gesto para mostrar visões de governo que não puderam ser concretizadas ao longo da pandemia. A tendência é que as medidas sejam arquivadas com o final do governo e desarquivadas se Melo achar necessário. 

— Não vejo problemas de tocá-los se eles coincidirem com o que também defendemos. Não vamos discutir autoria, e, sim, se é bom para a cidade — declarou o prefeito eleito. 

Melo declarou que o combate à covid-19 é o ponto mais importante e mais sensível da transição, mas evitou dar medidas objetivas sobre o enfrentamento à pandemia. Primeiro, em respeito ao trabalho de Marchezan até o final do ano, e segundo por envolver também o governo do Estado. Melo será recebido pelo governador Eduardo Leite na terça-feira (1º). 

De acordo com Melo e Marchezan, a conversa também passou por temas como reforma administrativa e transporte público — este último, tema em que Melo fez propostas ousadas, como a ampliação de linhas até a madrugada. O novo prefeito planeja, “o quanto antes”, designar um procurador do município e chamar as concessionárias de ônibus para se inteirar sobre o impacto da pandemia no serviço e sobre o socorro de R$ 39 milhões firmado pela prefeitura e empresas em setembro passado. Como contrapartida, ele previa que as concessionárias elaborassem um plano de reestruturação da rede de transporte em 180 dias. 

Ao final da entrevista, Melo puxou um “parabéns a você” a Marchezan, que completa 49 anos. Encerrada a reunião, o prefeito eleito tinha um compromisso por videochamada. Não hesitou em adentrar o gabinete do vice-prefeito, Gustavo Paim, para realizá-la. Mais um sinal de que já se sente em casa pelos corredores do Paço. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias