Notícias



Feriado prolongado

Corpus Christi altera funcionamento de agências de bancos e dos Correios, transporte e serviços de saúde 

Na sexta-feira, os serviços não devem ter mudança no atendimento, seguindo o padrão de funcionamento para dias úteis de acordo com cada um

14/06/2022 - 22h43min

Atualizada em: 15/06/2022 - 11h43min


GZH
GZH
Lauro Alves / Agencia RBS

Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (16), irá alterar o funcionamento de diversos serviços em Porto Alegre. Devido ao feriado, agências FGTAS/Sine, bancárias, da CEEE Equatorial e dos Correios não terão atendimento na quinta. Já o comércio está autorizado a funcionar, desde que as lojas que pretendem abrir tenham feito o acordo coletivo da classe.

Durante o feriado, os prontos atendimentos e hospitais do município seguirão abertos 24 horas para atender a população. Na sexta-feira (17), os serviços não devem ter alteração, seguindo o padrão de funcionamento para dias úteis de acordo com cada um. 

Leia mais
Blitz do Bem arrecada alimentos e roupas para instituições de Porto Alegre
Hospitais ampliam estruturas para atendimento de pacientes com covid-19 em Porto Alegre
Moradores querem melhorias na praça Irmão Modesto Girotto, em Porto Alegre

O Sindigêneros-RS, que representa a categoria dos supermercados, ainda responderá à reportagem e o texto será atualizado. 

Confira o que abre e o que fecha em Porto Alegre

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na quinta-feira. Já na sexta-feira o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira.

Comércio
De acordo com o Sindilojas-POA, o comércio da Capital possui permissão para funcionar na quinta-feira. No entanto, a entidade ressalta que as empresas precisam contar com o acordo coletivo para poderem utilizar o trabalho dos empregados na data.  Já a sexta-feira é considerada dia normal de trabalho no comércio, sem alteração das regras válidas para os dias de semana.

Correios
As agências dos Correios em Porto Alegre estarão fechadas na quinta-feira. Toda a rede de atendimento funcionará normalmente na sexta-feira, e as agências que têm expediente aos sábados também abrirão no dia 18. Se necessário, os correios seguem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades) ou pelo Fale Conosco, neste site.

Limpeza Urbana
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156. 

Luz
As agências de atendimento da CEEE Grupo Equatorial estarão fechadas no dia 16 de junho, feriado de Corpus Christi. As atividades retornarão normalmente na sexta-feira.
Os clientes da CEEE Equatorial Energia podem solicitar serviços, no feriado, por meio dos seguintes canais de comunicação:

  • Site https://ceee.equatorialenergia.com.br/
  • Telefone: 0800 721 2333
  • Atendimento virtual (Whatsapp) Clara: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos).
  • Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia). 

Saúde
Os prontos atendimentos e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no feriado de quinta-feira, retomando o atendimento na sexta. No caso da vacinação contra covid-19, os pontos e horários de quinta-feira serão divulgados posteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pronto-atendimentos 24h:

  • PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº - fone: 3289-3456)
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)

Agências FGTAS/Sine
As Agências FGTAS/Sine estarão fechadas na quinta-feira, feriado de Corpus-Christi. As unidades reabrirão para atendimento ao público na sexta-feira. Em Porto Alegre, o fechamento também será adotado na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).

Sine POA
O Sine POA estará fechado na quinta-feira. O serviço será retomado na sexta-feira, a partir das 8h. 

Ônibus
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o transporte coletivo irá operar com tabela de feriado na quinta-feira. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da empresa. As equipes do atendimento ao cidadão 156 ou 118, e de fiscalização, permanecem com atendimento 24h.  

Trensurb
De acordo com a  Trensurb, a operação dos trens seguirá a tabela de domingos e feriados na quinta-feira, com partidas entre 20 e 25 minutos. Nos demais dias, a operação é normal, seguindo a tabela habitual de cada dia. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias