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Saúde pública

Fila da oftalmologia reduz 23% no SUS de Porto Alegre

Dados do primeiro semestre mostram que as especialidades oftalmológicas, que tinham o maior número de solicitações no começo do ano, reduziram na comparação com junho passado

22/07/2022 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
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Anselmo Cunha / Agencia RBS
Núbia esperava por atendimento desde o início do ano

A fila do Sistema Único de Saúde (SUS) fechou o primeiro semestre estável na Capital. Comparando os dados entre janeiro e junho, o crescimento foi de 0,7%. Eram 94.799 solicitações acumuladas no primeiro mês do ano, ante 95.545 nos dados de junho. 

Os números são divulgados mensalmente pelo setor de transparência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Porém, a estabilidade segue em um nível alto. No mesmo mês de 2021, eram 69.535 solicitações de consulta em espera. A fila atual é 37,4% maior. 

Um dado positivo vem da oftalmologia, especialidade que é um dos principais gargalos do SUS municipal. Na lista da SMS, são 13 filas diferentes para o cuidado da visão, sendo que as maiores são a triagem visual (8.546 solicitações) e a oftalmologia geral adulto (6.202). Estas, aliás, são as duas maiores filas de toda a lista para especialidades médicas. 

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A notícia boa é que, em janeiro, eram 27.557 solicitações oftalmológicas. Em junho, o número fechou em 21.129 — uma queda de 23,3%. A principal melhora foi na espera da oftalmologia geral adulto, onde a fila encolheu 48,8% — eram 12.114 pedidos de atendimento em janeiro.

No início de junho, o Diário Gaúcho mostrou que dois consultórios para teleatendimentos oftalmológicos estavam sem uso pela prefeitura da Capital. Os espaços ficam no Hospital da Restinga e Extremo Sul (HRES). A SMS afirmou que a prioridade eram mutirões de consultas, que estavam sendo realizados desde abril. Conforme a pasta, são ofertadas 2 mil consultas extras por mês no HRES e mil consultas extras mensais no Hospital Vila Nova. 

Os atendimentos começaram a aliviar uma das filas, mas outro problema permanece na espera da triagem visual. O mesmo patamar do início de 2022 se mantém, com mais de 8,5 mil atendimentos em espera.

Desde janeiro, o DG acompanha a jornada de Núbia Ventura Dutra, 59 anos, afastada do trabalho de higienização por razões de saúde, para conseguir uma consulta na especialidade oftalmológica. E Núbia está entre as solicitações que saíram da fila em junho. Mas a paciente conta que precisou ser insistente para conseguir o atendimento. No mês passado, foi ao seu posto de saúde de referência, no bairro Restinga, Zona Sul, e insistiu que precisava logo da consulta:

— Caí dois tombos em casa, moro sozinha. Não tinha mais condições, estou enxergando muito pouco.

Depois da conversa, Núbia conseguiu ser encaminhada com prioridade para o Hospital Banco de Olhos. Desta vez, a indicação não foi para a cirurgia de catarata, pela qual Núbia já passou há cerca de cinco anos. Agora, a recomendação é o uso de óculos.

— Recebi a receita depois da consulta no Banco de Olhos e já mandei fazer os óculos novos — comemora a moradora da Tinga.

Parceria para fornecer óculos

Para seguir o caminho da oftalmologia geral adulto, a prefeitura firmou recentemente um acordo para reduzir também a fila da triagem visual — a consulta para receita de óculos. No final de junho, a parceria com a Fundação Leonística de Assistência Social foi assinada. A ideia é realizar consultas oftalmológicas e fornecer óculos de grau pelo SUS. 

O objetivo é, até o fim de 2023, atender 2.350 pacientes regulados pelo sistema Gercon (sistema de gerenciamento de consultas da SMS), oferecendo, além de atendimento com médico oftalmologista, o fornecimento gratuito de óculos para a correção de transtornos de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. 

Pedro Piegas / Prefeitura de Porto Alegre
Prefeito Melo (D) assinou termo de parceria com organização da sociedade civil

Unidade móvel

Os atendimentos ocorrem na unidade móvel da fundação, que estaciona em frente a unidades de saúde da Capital, em datas e horários específicos. São atendimentos previamente agendados pela SMS com pacientes que estão na fila do SUS municipal. Foi realizado um atendimento em junho e outro em julho. Após a realização da consulta, os usuários escolhem o tipo de armação e recebem um comprovante para realizar a retirada do óculos, em um prazo de 15 dias, na unidade de saúde onde o atendimento foi realizado.

Conforme a SMS, "outras parcerias devem ser divulgadas, ainda durante o mês de julho, para a ampliação da oferta de consultas oftalmológicas pelo SUS".

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