Notícias



Região Metropolitana

Após um mês, emergência pediátrica do Hospital Universitário de Canoas é reaberta

Em um primeiro momento, local recebe apenas crianças encaminhadas por outros locais de atendimento

12/07/2022 - 21h14min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Arthur Ghilardi / HU
Emergência pediátrica do Hospital Universitário de Canoas conta com 16 leitos

Sem atendimento desde o dia 6 de junho, a emergência pediátrica do Hospital Universitário de Canoas voltou a funcionar nesta terça-feira (12). O espaço havia sido fechado em meio à troca de gestão da instituição hospitalar.

A emergência conta com 15 leitos de retaguarda e um de isolamento. Por enquanto, o local não está atendendo com portas abertas — assim, recebe apenas crianças encaminhadas pelas Unidades de Pronto-Atendimento Boqueirão e Rio Branco, pelo Hospital de Pronto-Socorro de Canoas, pelo Centro de Atenção à Saúde da Criança ou pelo município de Nova Santa Rita.

Leia mais
Prefeitura de Canoas promete novo espaço para atendimento pediátrico a partir da próxima terça-feira
Banco de sangue da Santa Casa de Porto Alegre precisa de doações; saiba como ajudar
Antibióticos e antialérgicos: os remédios que mais estão em falta nas farmácias do RS  

O serviço de pronto-atendimento deve ser retomado em outro momento, mas não há uma data definida.

No último mês, a emergência passou por pequenas reformas, como pintura e revitalização da iluminação. O espaço, que fica no térreo do hospital, conta com três consultórios para atendimento médico, uma sala de procedimentos e três salas de internação.

A previsão inicial da diretora-geral do hospital, Ana Paula Macedo, era de que o local fosse reaberto na semana passada. No entanto, a instituição justificou a falta de equipamentos como motivo para o adiamento.

O Hospital Universitário de Canoas tem atendimento 100% SUS.

Mudanças na direção

As restrições de atendimento na emergência pediátrica começaram entre o fim de maio e o início de junho devido às mudanças na direção do Hospital Universitário. Após o desligamento total do Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e a Saúde Pública (Gamp) em razão de suspeitas de irregularidades e desvios de verbas, a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam) assumiu a gestão no final de janeiro.

Poucos meses depois, começaram a surgir novas denúncias de falhas e irregularidades na gestão do hospital, e a Justiça concedeu liminar em 27 de maio determinando uma intervenção na instituição.

Atualmente, uma comissão temporária segue à frente do hospital junto com a diretora-geral, Ana Paula Macedo, com o diretor-técnico, Paulo Nader, com a diretora assistencial, Luciana Feldens, e com a diretora operacional, Janice de Freitas Cardoso. 

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  
 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias