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Artistas independentes do bairro Bom Jesus criam estampas para grife gaúcha

Parceria com rede de lojas é repetida mais uma vez, valorizando jovens que produzem arte na zona leste da Capital

23/08/2022 - 05h00min

Atualizada em: 23/08/2022 - 05h00min


Giordana Cunha
Giordana Cunha
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Anselmo Cunha / Agencia RBS
Dimitri e Henrique trabalharam no projeto

Com o sucesso nas vendas da coleção de estampas que chegou às vitrines em dezembro do ano passado, a rede de lojas YouCom decidiu lançar mais uma delas, novamente em parceria com artistas independentes do bairro Bom Jesus, a Bonja, e imediações, na Capital. Desta vez, a empresa desafiou três jovens a produzirem uma estampa que ganharia vida em três dimensões quando usada com um filtro no Instagram.

– A ideia foi agregar valor ao produto com tecnologia de realidade aumentada, acessada via filtro interativo do Instagram da Youcom e que permite a troca e o movimento da estampa da peça – explica a gerente sênior de Estilo da Youcom, Barbara Barreira.

Luiza de Souza Câmara, Dimitri Oliveira e Henrique Lopes precisaram criar uma estampa a partir de um tema: o impacto da tecnologia na sociedade. A arte foi feita por cada um, em preto e branco, e a instituição foi a responsável por aplicar e decidir as cores dos desenhos, bem como juntar as três ideias de cada participante para estampar as duas camisas desta terceira coleção. As peças já estão disponíveis em todas as lojas YouCom e no e-commerce.

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Dimitri disse que sua inspiração na criação foram sua família, seu dia a dia e sua vivência. 

– Junta os três fragmentos no liquidificador e sai a arte – conta o jovem de 26 anos. 

Foi ele quem desenhou a Kombi que está estampada na camiseta masculina.

Já Luiza conta que seu estímulo para a estampa foi pensar em como a tecnologia chega até as comunidades. Para isso, ela utilizou o termo “in-formação”, dando a ideia de que o acesso à informação em periferias é um processo que está em formação. 

– A tecnologia demora pra chegar nestes lugares e, muitas vezes, têm coisas que nem chegam. Então, eu decidi passar essa mensagem – relatou.

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Peças têm efeito 3D quando visualizadas por aplicativo

Bárbara diz que o desejo é dar visibilidade ao trabalho do trio e mostrar como a arte, que muitas vezes é feita nas paredes da periferia, pode chegar ao acesso de mais pessoas, para que se inspirem e aplaudam os artistas do nosso país. Sua fala vai ao encontro da percepção do que é realmente a arte, de Dimitri: 

– Arte de galerias e arte das ruas: tanto uma quanto a outra, têm muito a falar.

Com 23 anos, Luiza conta que a arte está presente na sua vida há muito tempo. Formada em Pedagogia e também estudante de Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas, ela relatou que, depois do sucesso e divulgação da segunda coleção, os pedidos de trabalho com grafite em paredes aumentaram. Além disso, Bárbara realiza pinturas em gesso e pinta quadros.

Por meio do Instituto Lojas Renner – órgão da empresa que desenvolve trabalhos com fins sociais – parte do valor das vendas destes produtos desenvolvidos em parceria com os três artistas é revertido em ações para a Bonja. Luiza conta que participou de uma desses projetos, quando foram doadas cestas básicas às famílias locais.



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