Notícias



Vale do Sinos

Polícia apura possível negligência na conservação de ônibus envolvido em acidente que causou a morte de candidato a deputado na BR-116

Pneu do coletivo invadiu a pista contrária e acertou caminhonete de Antonio Claudemir Weck, 58 anos

24/08/2022 - 22h15min


Leticia Mendes
Eduardo Paganella / RBS TV
Caminhonete que Weck dirigia saiu da pista após ser atingida por um dos pneus

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte do candidato a deputado federal Antonio Claudemir Weck, 58 anos. O advogado e empresário foi vítima de um acidente de trânsito na noite dessa terça-feira (23) na BR-116 em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A caminhonete dele foi atingida pelo pneu de um ônibus, no quilômetro 246. Ao todo, quatro veículos se envolveram no acidente.  

Segundo a delegada Cibelle Savi, da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, foi aberto inquérito para apurar o crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor. 

— Será apurada eventual negligência na conservação do veículo causador (ônibus) — explica a delegada.  

Leia mais
Polícia investiga se carro em que morreram duas jovens fazia viagem particular; veja vídeo do acidente
Polícia ouviu duas testemunhas e aguarda perícias em investigação sobre morte de enfermeira atropelada pelo próprio carro
"Era meu orgulho desde sempre", diz pai de motociclista morto em queda de viaduto na zona norte de Porto Alegre

Um dos pontos que precisa ser elucidado é o que levou o ônibus a perder uma das rodas. O veículo seguia pela BR-116, no sentido Interior-Capital, quando perdeu a roda traseira esquerda, soltando dois pneus. Um deles ficou na rodovia em que o ônibus andava. Dois carros que trafegavam atrás colidiram nessa roda. O outro pneu atravessou a via na direção contrária. A caminhonete Trailblazer de Weck foi atingida, capotou e saiu da pista. O candidato morreu no local e o outros envolvidos não se feriram, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).  

— O ônibus deverá ser submetido à perícia mecânica para avaliar as condições de rodagem — informou a delegada.  

Além da análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizada no local do acidente, a polícia ainda deve solicitar outras perícias. 

O ônibus pertence a uma empresa que realiza fretamento de veículos em Canoas. Também se envolveram no acidente um Focus, de Cachoeirinha, e um Vectra, de Novo Hamburgo. Os motoristas ainda serão ouvidos pela investigação. 

Facebook Antonio Weck / Reprodução
Antonio Claudemir Weck, 58 anos

Manifestações 

A OAB de Novo Hamburgo divulgou nota na manhã desta quarta-feira (24), na qual lamenta a perda do advogado. “Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e clientes do Dr. Antônio Claudemir Weck”, escreveu a subseção de Novo Hamburgo. 

O PSC do Rio Grande do Sul também divulgou nota sobre o caso, manifestando sentimento à família e aos amigos. 

Nas redes sociais do candidato, foi publicada nota no começo da manhã desta quarta-feira informando o falecimento. "Um ser humano incrível que nos deixa precocemente. Encontremos conforto nas boas lembranças e no exemplo que ele nos deixa. Nossos sentimentos aos seus familiares e amigos. Que Deus abençoe sua passagem”, afirmou a manifestação.  

No comitê de campanha de Weck, localizado em Novo Hamburgo, foram estendidos tecidos pretos, em sinal de luto. Esta seria a primeira vez que o advogado concorreria ao cargo de deputado federal. Em 2017, ele chegou a se lançar como possível pré-candidato ao governo do Estado pelo Partido Progressista (PP) — em março de 2018, o partido escolheu o então deputado federal Luís Carlos Heinze para disputar o pleito. No início deste ano, Weck se filiou no PSC.  

O candidato 

Weck, que era natural de Porto Alegre, mantinha escritório de advocacia e empresa em Novo Hamburgo, município onde residia com a família. Além da esposa, ele deixa duas filhas. Formado em Direito pela Unisinos, era especialista em Direito e Economia, em Direito Civil e também foi professor universitário. A cerimônia de despedida do advogado ocorrerá no Cemitério e Crematório Jardim da Memória, em Novo Hamburgo, a partir das 22h desta quarta-feira. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias