Notícias



TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Troca de conhecimento marca o segundo encontro dos jovens do programa de capacitação do Instituto Caldeira 

Além da integração de alunos da primeira turma do Programa Nova Geração, mantenedores se reuniram para a apresentação dos planos para 2023

26/09/2022 - 10h21min

Atualizada em: 26/09/2022 - 10h29min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Cerca de 150 jovens participaram das atividades no Dia D Caldeira

Neste sábado (24), o Campus Caldeira promoveu o segundo encontro presencial do Programa Nova Geração. Cerca de 150 jovens participaram do dia de integração da iniciativa que oferece capacitação em áreas relacionadas à tecnologia e à inovação. O programa é resultado de uma parceria do hub de inovação com players gigantes do mercado, como a Amazon Web Services (AWS), Google for education, Microsoft, Oracle e Salesforce.    

LEIA MAIS
Conheça cinco jovens que estão na primeira turma do programa de qualificação do Instituto Caldeira
Conheça histórias de jovens da periferia que buscam espaço no mundo da tecnologia
Com cerca de 5 mil vagas em aberto, setor de TI no RS segue em expansão e em busca de profissionais qualificados

O encontro começou por volta das 8h30min em uma recepção com café da manhã de boas-vindas e tour pelas instalações do Instituto Caldeira,  no 4º Distrito, em Porto Alegre. Em seguida, a turma participou de palestras sobre transformação digital nas empresas e na prática — sendo a última um painel com convidados que compartilharam sobre suas trajetórias ligadas à tecnologia.  

Após uma pausa para o almoço, os jovens foram divididos em grupos para uma atividade. O desafio proposto foi elaborar uma proposta de transformação digital de uma empresa. Para isso, cerca de 30 equipes foram formadas por pelo menos um aluno de cada uma das trilhas educacionais, que são programação, gestão de vendas, computação e nuvem, marketing digital e ferramentas de trabalho.   

Conforme a líder educacional do Nova Geração, Juliana Vieira, o objetivo da atividade era unir os conhecimentos das trilhas com o que está acontecendo no mundo. Após a conclusão da proposta, os participantes passaram por uma semifinal, com mentores de empresas que atuam no ecossistema do Caldeira, e por fim, a final com a avaliação de jurados. Os três grupos que se destacaram receberam a camiseta do Nova Geração e outros itens como premiação simbólica da atividade.      

— O engajamento desses alunos é impressionante. Estamos fazendo vários eventos presenciais e online, e eles estão comprometidos, disciplinados e focados em terminar para conseguir entrar no Geração Caldeira — afirma a líder educacional.    

No total, o Nova Geração começou com 750 estudantes, que foram selecionados entre mais de 2,6 mil inscritos, que têm entre 16 e 24 anos e são alunos ou ex-alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais em escolas particulares do Rio Grande do Sul. No final deste mês, ocorre o período de formação, em seguida, o processo seletivo para a próxima fase do programa, chamada de Geração Caldeira, da qual 50 alunos farão parte.   

De acordo com Juliana, o próximo encontro presencial, no dia 8 de outubro, será um evento para a seleção destes alunos. O Geração Caldeira será presencial, realizado no campus entre outubro e novembro, e os participantes passarão por treinamentos em atitude empreendedora, tecnologia, inovação e autoconhecimento, além da elaboração de um portfólio pessoal. O início desta fase está previsto para 17 de outubro.  

Diego Larré / Divulgação
Representantes das empresas mantenedoras conheceram os planos do Nova Geração para 2023

Também neste sábado, os secretários estaduais Claudio Gastal, de Planejamento, Governança e Gestão, e Raquel Teixeira, da Educação, junto de representantes das empresas mantenedoras e parceiros do Campus Caldeira, participaram de um almoço para apresentação dos resultados e dos planos para 2023. Na ocasião, alguns alunos puderam conversar com representantes sobre a experiência do programa. Entre os mantenedores, estavam presentes os institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, além da Fundação A.J Renner e das empresas AWS, Banrisul, Oracle, Salesforce, Sicredi e do SEBRAE.  

— É uma oportunidade única para os jovens terem acesso a um conteúdo de ponta, de tecnologia e inovação digital. Hoje, existe um mercado grande desatendido e esses jovens sem prospecção de emprego, e o Caldeira está promovendo essa parceria com fomentadores e instituições. Vimos hoje o brilho nos olhos desses jovens. Só a educação é o caminho para o desenvolvimento do país e esse é um programa de impacto — comenta Adriana Lanzarini, executiva do Instituto Jama.  

Segundo o coordenador do programa Nova Geração, Felipe Amaral, o planejamento para o ano que vem é a realização do curso uma vez por semestre, para mil alunos por vez.    

—Temos resultados excelentes em dois meses de programa e apresentamos o que estamos pensando para o ano que vem. A ideia é expandir para cada vez mais jovens terem oportunidades —afirma Amaral.  

Além da expansão do Nova Geração, com mais de trilhas educacionais, Amaral destaca que o “Dia D Caldeira” — nome do encontro presencial — será adaptado para receber escolas públicas e privadas do Estado:    

— A ideia é ter semanalmente uma escola passando o dia aqui no Caldeira para os alunos terem uma experiência nesse mundo de tecnologia e inovação. Hoje já temos uma demanda muito grande de escolas que querem visitar. O que vamos criar é uma estrutura para receber e não só para visita, mas para ter um momento com palestras e workshops para eles saírem daqui com um nível de inspiração e poderem enxergar essa oportunidade de trabalhar com tecnologia e inovação.    

Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias