Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradores de Imbé ainda esperam por obra em rua

Via apresenta buracos por quase toda a sua extensão; prefeitura avaliará possibilidade de parceria

07/10/2022 - 10h43min


Arquivo pessoal / Reprodução
Vizinhos alegam que desníveis entre as ruas causam alagamentos

No sol, a poeira toma conta da Rua General Osório, no Balneário Marisul, em Imbé. Na chuva, é a vez da lama e da água. A via, que em grande parte não é asfaltada, apresenta buracos por quase toda a sua extensão. A rua também leva às praias de Marisul e Mariluz, e vai em direção à parte rural do município.

Em julho, o Diário Gaúcho relatou histórias de moradores que são prejudicados, diariamente, pelas condições da via. Além de registrar parte da espera de anos pela pavimentação. Passados três meses desde a reportagem, a situação só piorou, segundo a pensionista Diolanda de Jesus Kuze Rios, 80 anos, que mora há três décadas no local.

LEIA MAIS
Via sem asfalto e sinalização gera reclamações em Imbé
Projetos buscam doações para o Dia das Crianças
Iniciativa oferece verbas para projetos de esporte

Ela explica que, agora, não é só a buraqueira que incomoda os moradores, mas também o alagamento de trechos da via. Algumas ruas que cortam a General Osório, como a Marechal Deodoro, receberam camadas de saibro, ficando mais elevadas em relação às partes da General Osório com as quais se conecta. Isso causou, consequentemente, o empoçamento desses pontos.

– A nossa rua, que fica no meio das que receberam saibro, se tornou um valo. Ela virou um grande buraco, uma piscina. Pessoas que a atravessam caminhando precisam colocar botas de borracha ou sacolas plásticas nos pés para não se molharem – afirma. 

Perigo

Devido a isso, condutores de veículos enfrentam dificuldades para visualizar os buracos da rua em dias de chuva, já que a via fica parcialmente alagada. A pé, a situação é similar, mas os pedestres precisam ter atenção redobrada para evitar tropeçar em um buraco e se machucar. 

Isso foi justamente o que aconteceu com Diolanda recentemente. Ela conta que estava a caminho do médico para realizar exames de rotina quando foi surpreendida por um buraco na Rua General Osório. Ao percebê-lo, já era tarde:

– Estava um pouco escuro, não vi o buraco e acabei me machucando. Aproveitei que fui ao médico para tratar também do mau jeito nas costas que o tropeço me provocou. Passei um bom tempo usando remédio e fazendo fisioterapia para aliviar a dor – diz.

Mobilização

A comunidade já realizou abaixo-assinados, reuniões e protocolos de reclamação junto à prefeitura de Imbé para solicitar a pavimentação da rua, mas nenhum dos pedidos foi atendido.

Diolanda conta que os moradores se disponibilizaram, em reunião com a administração da cidade, a comprar os materiais para a reforma da via, caso a prefeitura pudesse realizar a obra. Entretanto, esse acordo também não foi adiante.

Prefeitura avaliará possibilidade de parceria

A subprefeitura de Santa Terezinha, responsável pelo Balneário Marisul, afirmou à reportagem, por meio da assessoria de comunicação, que “a Secretaria de Obras e Viação estudará a pavimentação e inclusão da Rua General Osório no cronograma de obras estruturantes da cidade, que elenca, por ordem de prioridade, as obras necessárias para o município”. Atualmente, a pavimentação não consta no cronograma e não há previsão de quando o estudo de inclusão será feito. 

Por fim, afirmam que, “se houver a concordância de execução de uma parceria (os moradores custeando o material e a prefeitura fornecendo a mão de obra), em breve a situação deve se solucionar”.

Produção: Júlia Ozorio



MAIS SOBRE

Últimas Notícias