Notícias



Intercâmbio

Estudante de Porto Alegre é a única gaúcha selecionada no programa Jovens Embaixadores 2023

Kelly Ramos Pereira, 18 anos, moradora do bairro Mario Quintana embarca para os Estados Unidos no início de janeiro

01/12/2022 - 05h00min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Kelly participará de cursos e palestras sobre empreendedorismo nos EUA

Um dos grandes sonhos de Kelly Ramos Pereira, 18 anos, já tem data marcada para ser realizado. A estudante do 3º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Júlio Grau, foi a única gaúcha selecionada para participar do Jovens Embaixadores 2023, programa realizado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. Moradora do bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, Kelly terá a experiência de viajar pela primeira vez em um avião, além de ser a sua primeira saída do país. 

LEIA MAIS
Selecionados para o Geração Caldeira contam como a experiência mudou o dia a dia deles
Alunos de escola na Lomba do Pinheiro lançam livro sobre a Porto Alegre das periferias
Casa de passagem abre em Porto Alegre com capacidade para atender mais de cem mulheres vítimas de violência

— Sempre fui aluna de escola pública e de uma escola que também é na periferia. É uma realidade bem complicada e isso me fez enxergar a desigualdade que a gente vive. É muito mais difícil alguém que está num cenário como o meu chegar a ir para fora do país. Mas sempre sonhei em ir para os Estados Unidos, mesmo sendo algo muito longe da minha realidade. Então, comecei a buscar por alguns projetos e a estudar sobre como eu poderia fazer para estudar fora. Foi aí que descobri que a Embaixada tem esse programa — explica a jovem.

O projeto do governo norte-americano, criado em 2003, dá a oportunidade de uma viagem ao Exterior, com todas as despesas pagas, a alunos da rede pública que não poderiam investir em um intercâmbio. A programação completa acontecerá de 10 a 29 de janeiro de 2023. A lista com os nomes dos 50 selecionados para a iniciativa foi divulgada no início de novembro.

Em um primeiro momento, os alunos selecionados passarão por uma orientação em Brasília. No dia 13 de janeiro, eles embarcarão para a capital dos EUA, Washington e, depois, se dividirão em grupos menores para uma experiência em outras cidades. Durante a viagem, eles morarão com famílias que hospedam esses estudantes. Entre as atividades, o grupo de brasileiros participará de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo norte-americano, visitará escolas da região e fará apresentações sobre o Brasil. 

Mas não foi só o desejo de ir para outro país que fez Kelly ser selecionada. A trajetória da estudante foi determinante, pois além de ter apresentar bom desempenho escolar e fluência em inglês, ela é envolvida em projetos sociais. Uma das iniciativas dentro da rotina de Kelly é ser embaixadora no programa #TeuFuturo Web, criado pela Atitus Educação, que funciona, em Porto Alegre, dentro do Instituto Caldeira

— Esse projeto quer tornar a tecnologia e o seu ensino mais acessível para jovens que vêm de uma camada mais desfavorecida socialmente. Primeiro, eu fiz parte como aluna, em 2021. No final do programa, eu fui convidada para ser embaixadora, cuja função é ajudar os alunos que estão cursando agora. E também tem outro projeto que sou embaixadora, que é o Teu Futuro Delas, voltado para mulheres na tecnologia. Além disso, criei uma ONG voltada para ajudar animais abandonados — explica Kelly. 

Segundo a estudante, o processo de seleção foi concorrido, com cerca de 7 mil inscritos. Durante a seletiva, ela passou por diversas etapas, ao longo de meses, como provas de inglês, entrevistas e questionários sobre atividades extracurriculares. 

— Meus pais sempre me incentivaram muito e investiram na minha educação. E pude aprender inglês, porque ganhei uma bolsa. Ter me dedicado aos estudos me possibilitou ser aceita no programa, por tirar boas notas e saber inglês. Além disso, tive o auxílio de professores que redigiram cartas de recomendação pra mim — relata. 

Por ser a única gaúcha selecionada para a 21ª edição do Jovens Embaixadores, Kelly pretende levar um presente que traduz um pouco da região para a família que vai hospedá-la: 

—  Este ano, foram três gaúchos no programa. E para o próximo, foi só eu. Só eu vou representar o Rio Grande do Sul e, por isso, quero levar algum presentinho gaúcho para a família. Mas ainda não pensei o quê — diz, animada. 

Alunos de escolas públicas que desejam participar da próxima edição do Jovens Embaixadores podem pesquisar informações no site do programa. Conforme a assessoria da Embaixada, a expectativa é de que a edição de 2024 seja lançada entre os meses de maio e junho de 2023. Para participar, precisam ter entre 15 e 18 anos e, entre outros requisitos, nunca ter viajado aos Estados Unidos.

Projeto ajudou a ampliar horizontes

A partir da sugestão de uma amiga, Kelly conheceu a oportunidade de ingressar no programa do #TeuFuturo. No curso, realizado no Instituto Caldeira, no 4° Distrito da Capital, Kelly detalha que pôde conhecer pessoas que a ajudaram a enxergar novos caminhos por meio da tecnologia:

— Eu conheci pessoas que me inspiraram muito, do tipo "Olha de onde tu veio e onde tu chegou", e tudo isso por meio da tecnologia. Pude conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes também. O #TeuFuturo me abriu a cabeça de um jeito muito diferente e a educação também faz isso. Entendi que eu precisava muito investir na minha educação se eu quisesse chegar em algum lugar. 

Hoje, a jovem que tem planos de continuar na área da tecnologia e design e quer tentar cursar a graduação fora do país também. 

— Eu gosto bastante de design gráfico e foi algo que descobri no #TeuFuturo. Entendi que eu não quero continuar na programação, por mais que seja meio contraditório estar, agora, em um curso de programação. Pude perceber isso porque eu acabei expandindo várias skills (em português, habilidades) diferentes, então eu fazia toda a parte de design para o meu grupo. Só que eu quero algo voltado para tecnologia mesmo, porque é o que gosto — explica a jovem. 

O #TeuFuturo foi criado em 2014, dentro da Atitus Educação, em Passo Fundo, no norte gaúcho. Hoje, o programa atua em mais de 250 municípios em 24 Estados. Nesse período foram formados mais de 3 mil jovens no país. O objetivo da iniciativa é oferecer a formação básica para que os estudantes sigam a carreira em áreas da tecnologia, com foco em jovens do último ano do Ensino Médio. 

— As empresas de tecnologia, que têm uma demanda grande em formação, financiam as aulas e faz o #TeuFuturo faz a operação. Para o estudante não tem custa. Para que mais pessoas fiquem interessadas em fazer essa formação e para aproximar estudantes desse mercado, convidamos essa equipe de embaixadores para levar a nossa marca. Debatemos com eles temas relacionados, escutamos as opiniões e experiência deles dentro e fora do programa. Além disso, seguimos acompanhando se foi contratado para estágio após a formação, que é parte do nosso processo — explica Tracy Freitas, gerente de operações do #TeuFuturo. 

Conforme Tracy, em uma das atividades do programa, Kelly teve a experiência de fazer a tradução, do inglês para o português, de uma palestra de uma equipe da Finlândia. 

— É importante salientar que a nossa formação não é apenas digital. Os alunos têm metade da formação focada nas hard skills, que são parte da formação em tecnologia, em que aprendem linguagens como Javascript, HTML, CSS, entre outras, mas também têm metade da formação na parte socioemocional e sociocomportamental. Então aprendem sobre comunicação, liderança, trabalho em equipe. Toda essa formação é aproximando eles de uma realidade de empresa — aponta Tracy. 

Conforme a gerente de operação, cursos e oportunidades no #TeuFuturo estão constantemente com inscrições abertas. Para saber mais, acesse teufuturo.io.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias