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Natal: veja dicas para faturar mais na data

DG também conversou com pequenos empreendedores para conhecer estratégias para a época

14/12/2022 - 07h00min

Atualizada em: 14/12/2022 - 07h00min


Anselmo Cunha / Agencia RBS
Procura por presentes pode ser a oportunidade de se destacar no mercado

Com a chegada do Natal, criatividade é um item essencial. Tanto para quem busca alternativas para presentear quanto para os empreendedores que querem aumentar suas vendas. Coordenador de varejo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae RS), Fabiano Zortéa explica que este é o período ideal para surpreender os clientes. 

– Mais do que presentes, as pessoas querem se sentir queridas. E isso traz oportunidades de mostrar os benefícios do produto que é oferecido – pontua. 

Reciclar e inovar

A receita da artesã Maristela Meier, 59 anos, para se diferenciar e vender mais neste Natal é o reaproveitamento de materiais. Ela, que trabalha com diversas técnicas e produz peças de vários estilos, dá aulas de artesanato e está sempre buscando inovar. 

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Peças feitas por Maristela reutilizam materiais que seriam descartados

– Agora estou apostando mais em itens reciclados. Por exemplo, esse inverno foi bem rigoroso e as pessoas usaram muita lã, então, eu criei uma árvore de Natal com lã. Com luzinhas, ficou muito legal – conta. 

Moradora do bairro Jardim Vila Nova, em Porto Alegre, ela diz que o diferencial faz sucesso. Isso porque Maristela acredita que o público tem procurado por presentes que fujam do óbvio, sem um grande custo financeiro. 

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– As pessoas veem o trabalho na minha página e gostam. Muitas ficam espantadas, dizendo “Ah, mas de uma garrafa, tu fizeste isso. Dos restinhos de lã, tu fizeste aquilo” – comenta. 

Foco na renda extra

Foi depois da aposentadoria dos escritórios que Milena Rieger, 65 anos, resolveu ganhar um dinheirinho extra no Natal.  

– Sou da região de Santo Ângelo e lá eu tinha um grupo de amigas que fazia todo o ano as bolachas natalinas – diz ela, que há 15 anos reside em Novo Hamburgo, no bairro Boa Vista. 

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Aposta para tornar bolachas diferentes é o uso de ingredientes coloniais

Trabalhando sozinha, ela conta que não faz grande divulgação dos produtos. O famoso “boca a boca” é o principal meio de propaganda das famosas bolachas com glacê e confeitos. 

– Divulgo no círculo familiar, da igreja e do condomínio, então os meus clientes são conhecidos. Alguns eu não conheço, mas eles vêm porque um indica para outro – resume. 

Redes sociais estão fora do radar da aposentada, que prefere destacar outros diferenciais de seus produtos: 

– Não uso Facebook ou Instagram porque eu acho que precisa de mais produção. Penso que meus clientes me procuram porque sabem que é tudo artesanal, feito com produtos coloniais. 

Tentativa de apresentar os produtos

Para a estudante de fisioterapia Thaís Hardt, 20 anos, as redes sociais são importantes ferramentas de divulgação do trabalho artesanal. Ela, que reside no Centro, em Canoas, salienta o que considera importante: 

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Thaís adaptou suas técnicas e criou peças para o Natal

– Vendo principalmente no Instagram e em feiras. Então, tento gravar vídeos e postar lá. Normalmente, mostrando como é que eu faço (a técnica). 

Como a faculdade impede Thaís de trabalhar em tempo integral, ela produz, nas horas vagas, principalmente macramês. Trata-se de uma técnica que envolve trançar e dar nós em fios e cordões. Além disso, faz crochê. 

De acordo com ela, outra forma de conquistar clientes é evidenciar o valor emocional das peças que faz: 

– O artesanato tem muito carinho envolvido, porque é feito à mão. Eu sempre digo aos clientes que é um presente especial, porque cada detalhe dele foi pensado – ressalta. 

Veja dicas para se diferenciar

/// Tenha em mente que a venda é um processo. Primeiro é preciso ter uma audiência, depois construir um relacionamento, para, então, vender. 

/// Redes sociais, como o Instagram e o WhatsApp, são boas ferramentas, porque estar ativo no ambiente virtual é sempre uma boa maneira de divulgar o trabalho. 

/// Utilize essas redes para apresentar o seu produto. Divulgue as características dele e as promoções que pensou para a época. 

/// Planeje e teste como vai se comunicar nas redes. E esteja sempre disponível para responder e interagir com os clientes. 

/// Lembre que você estará negociando com um indivíduo. Preste atenção nas expectativas dele quanto ao produto. 

/// Mostre interesse, pergunte quem o cliente quer presentear, quais as características dessa pessoa. Com isso, você terá elementos para oferecer um item que, talvez, seja a melhor opção de presente. 

/// Não pense em vender um produto. Imagine que você estará vendendo o momento da entrega do presente. E esse momento precisa ser especial. 

/// Não se preocupe só em ter o preço mais baixo. Em vez de baixar o preço para fechar negócio, apresente seu diferencial, seja na embalagem, na entrega, na personalização ou até na possibilidade de troca. 

/// Por fim, planeje bem o seu estoque. É natural do consumidor comprar de última hora. 

Fonte: Fabiano Zortéa, coordenador de varejo do Sebrae RS

Produção: Guilherme Jacques



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