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Infraestrutura 

Interditado há mais de um ano, prédio da prefeitura de Cidreira provoca transtornos a moradores

Administração está descentralizada, mas há promessa de licitação para reformar o imóvel 

17/01/2023 - 22h43min


Bruna Viesseri
De Tramandaí
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O prédio que abrigava prefeitura e secretarias municipais de Cidreira, no Litoral Norte, está interditado há mais de um ano e acumula reclamações por parte de moradores e veranistas. O local foi fechado em outubro de 2021, pelo Corpo de Bombeiros, em razão de problemas estruturais e elétricos. O espaço que antes tinha fluxo constante de servidores e moradores, agora se vê cercado por mato e tapumes, rodeado de pombas e ocupado, às noites, por pessoas em situação de rua ou usuários de drogas.

Por reunir todas as secretarias em um mesmo local, o prédio era ponto de referência para quem precisasse resolver problemas ou buscar orientação junto ao Executivo. A centralização trazia praticidade, afirmam os moradores. Após a interdição, a prefeitura e as nove secretarias municipais se dividem em sete prédios pela cidade. Todos estão em imóveis alugados, o que gera um custo de cerca de R$ 30 mil mensais ao município. Ao ano, o gasto ultrapassa os R$ 360 mil. A prefeitura promete reformar o espaço e prevê, ainda para este mês, abrir uma licitação para reformar o imóvel (leia mais abaixo). 

A principal reclamação ouvida pela reportagem é a falta de orientação sobre onde buscar os serviços da prefeitura. Nos tapumes do prédio antigo, há placas com o endereço das secretarias. No entanto, elas foram vandalizadas e não é possível obter todas as informações.

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No site, moradores reclamam que não há informação sobre números de telefones. Na plataforma, há um aviso: "Infelizmente após a saída do prédio da prefeitura para outros locais de forma emergencial a empresa que fornece telefonia ainda não conseguiu reestabelecer nossas linhas, causando a falta de contato via telefone com a população, pedimos perdão pelo transtorno e estamos fazendo de tudo para que isso se resolva o mais rápido possível", afirma o texto.

Um morador afirma ainda que tentou contato por um endereço de e-mail mais de uma vez, mas não obteve retorno. A população idosa é a mais afetada, segundo a moradora Irene Mendes, 54, que reside em  Cidreira há 24 anos. Ela atua como secretária em um escritório que fica em frente ao velho prédio:

— Agora na época de pagar o IPTU, tem sempre gente chegando ali para pegar a guia. Dão de cara com os tapumes. Aí eles vêm aqui e perguntam onde devem ir, a maioria é gente de mais idade. Às vezes vêm para Cidreira só para pagar e não conseguem, não sabem onde ir, não moram aqui, só passam o verão, então não conhecem tanto. A gente vê que causa um transtorno muito grande a eles.

Segundo ela, os remendos nos tapumes ao redor do local indicam a ocupação indevida por parte de moradores de rua e usuários de drogas à noite.

— Também tem muito pombo, às vezes morrem ali. Tem bicho que entra nessas frestas, se machuca, depois não consegue sair. A gente aciona a prefeitura e eles vêm, mas o ideal seria resolver de forma definitiva, agilizar.

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Luciano Daneres, 47, que trocou Porto Alegre pela praia há seis anos, também relata transtornos sofridos pelos moradores:

— As placas que colocaram nos tapumes estão pela metade, caídas. Sempre que se precisa da prefeitura ou de alguma secretaria temos de correr atrás. Fora o risco de desabar, de cair alguma parte. Se foi interditado dessa forma, é porque tem esse risco.

O que diz o prefeito

De acordo com o prefeito do município, Elimar Pacheco, panfletos foram distribuídos com os novos endereços das secretarias e a prefeitura também divulgou orientações pelas redes sociais. Ele também lamenta que as placas com informações colocadas no antigo prédio tenham sido vandalizadas. 

— Tem painel ali junto aos tapumes, mas infelizmente teve muito vandalismo. Nós repassamos orientações em folders, com os endereços. Também colocamos isso no carnê do IPTU, inclusive fizemos uma maquete do prédio novo da prefeitura. 

Lauro Alves / Agencia RBS
Prefeito de Cidreira, Elimar Pacheco, diz que uma licitação deve ser publicada ainda neste mês

Sobre a reforma do espaço, o prefeito afirma que uma licitação deve ser lançada ainda neste mês.

— A gente sabe que obras públicas demoram, levam tempo. Mas as coisas estão sendo feitas  — diz Pacheco.

O local foi interditado em outubro de 2021, devido a problemas estruturais e elétricos. O fechamento ocorreu depois que o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) recebeu uma denúncia sobre as condições. Na ocasião, o local não estava com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) em dia, segundo os bombeiros. Uma análise posterior indicou que a estrutura não está totalmente comprometida, podendo ser mantida desde que reformada.

Reforma deve custar  R$ 7,2 milhões

Conforme a prefeitura, a licitação para reformar o espaço será lançada em 31 de janeiro, em sistema de comodato, em uma parceria público-privada.

A empresa escolhida ficará responsável pela reforma no antigo prédio, um trabalho com custo estimado em cerca de R$ 7,2 milhões. Em contrapartida, a interessada poderá utilizar um imóvel da prefeitura por 30 anos. O espaço tem 47 mil metros quadrados, com área construída de 4,5 mil metros quadrados e fica no bairro Nazaré. Hoje, um supermercado funciona no local, mas o contrato com a prefeitura já venceu, diz o Executivo.

A empresa escolhida também poderá reformar o supermercado, de acordo com suas necessidades, desde que tenha o aval. Segundo a prefeitura, o investimento total, com a reforma dos dois imóveis, é estimada em R$ 20 milhões.

A administração da cidade espera que a assinatura do contrato com a empresa escolhida ocorra até o final de fevereiro. Após a formalização, a obra deve começar em até 30 dias. A previsão é que o antigo prédio seja entregue em dezembro deste ano. Ali, voltarão a funcionar o gabinete do prédio e demais pastas, exceto a secretaria da Educação, que ficará em imóvel alugado por exigir mais espaço.

Segundo o prefeito, o projeto para o novo local começou a ser desenvolvido em março de 2022, mas a entrega atrasou e ocorreu apenas em novembro. O trabalho foi feito por engenheiros da prefeitura, e o levantamento de custos foi realizado por uma empresa terceirizada.

A reforma prevê um ambiente modernizado, com elevadores e rampas de acessibilidade. No primeiro andar, deve funcionar o atendimento ao público. O segundo vai receber as áreas administrativas e o terceiro será um jardim a céu aberto, para uso dos servidores.

Confira onde funcionam os setores da prefeitura de Cidreira:

  • Secretaria da Saúde - Rua Borges de Medeiros, 870 (esquina com a Avenida Giácomo Carniel)
  • Gabinete do Prefeito e Secretaria de Administração - Rua João Neves, 50 
  • Secretaria de Obras - Rua Bezerra de Menezes, 753
  • Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação - Rua Borges de Medeiros, 870 (esquina  com a Avenida Giácomo Carniel)
  • Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura - Rua Bezerra de Menezes, 753 
  • Secretaria da Fazenda - Rua Manoel Braz de Lima, 994 (em frente à Rodoviária)
  • Secretaria de Educação e Cultura - Rua União, 130 (esquina com a Rua Borges de Medeiros)
  • Secretaria de Indústria e Comércio - Avenida Manoel Braz de Lima, 908 (em frente à Rodoviária)
  • Secretaria de Turismo e Desporto - Avenida Mostardeiro, 3.533, Praça José Berger - Concha Acústica

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