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Mais da metade da turma do Geração Caldeira já ingressou no mercado de trabalho

Dos 50 alunos, 28 foram contratados por empresas da área de tecnologia e inovação. Segundo ciclo do Nova Geração será lançado dia 17, com 5 mil vagas

10/03/2023 - 05h00min

Atualizada em: 10/03/2023 - 14h26min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
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Camila Hermes / Agencia RBS
Otávio foi contratado pelo próprio Instituto Caldeira, onde ele atua como representante do programa Nova Geração

Ao menos 28 alunos da turma do Geração Caldeira – segunda fase do programa Nova Geração, do Campus Caldeira, localizado no 4º Distrito, em Porto Alegre – estão atuando em empresas da área de tecnologia e inovação. A primeira turma contou com a participação de 50 alunos selecionados entre os 750 jovens que integraram a fase inicial do programa. Além disso, 27 jovens receberam bolsas de graduação, curso técnico e curso de idiomas. 

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O número de contratados pode aumentar até o final de março, pois ainda há jovens que passam por entrevistas. Conforme Vivian Peres, líder de comunidade do Nova Geração, ocorreram contratações antes da formatura da turma, em dezembro de 2022. 

– Temos alunos de todas as trilhas já inseridos no mercado de trabalho, mas não necessariamente atuando na área que ele trilhou. A seleção foi feita pensando muito no perfil pessoal e nas habilidades de cada um. E eles seguem sendo acompanhados, tanto aqueles que já estão trabalhando como os que ainda não estão – diz Vivian. 

No ano passado, a reportagem do Diário Gaúcho acompanhou cinco alunos desde o início do programa, sendo quatro deles selecionados para o Geração Caldeira. Uma das jovens deixou o programa na primeira fase. Deste grupo, com o qual o DG mantém contato até hoje, dois alunos estão trabalhando e dois estão em processo seletivo. 

Carreira

Um deles é  José Otávio Marques, 20 anos, que deu match com uma vaga dentro do Campus Caldeira. Ele, que chegou até o Instituto Caldeira por meio do Centro da Juventude, quando ainda era jovem multiplicador da unidade do bairro Rubem Berta, hoje estagia em uma função similar no campus. Como representante do programa Nova Geração, Otávio vai apresentar a iniciativa a outros jovens. 

– Foi o que (experiência como jovem multiplicador) ajudou bastante na entrevista. Vou nas escolas e faculdades falar sobre o programa e vou auxiliar os gestores de comunidade – explica Otávio, que é estudante de Serviço Social e continua como jovem aprendiz no Hospital de Clínicas, no turno da manhã.  

Ao longo do ano passado, ele tentou encontrar cursos e formas de conseguir ingressar no mercado de trabalho. Foi quando a oportunidade do Nova Geração veio em uma boa hora. Mesmo não tendo conhecimento em áreas mais focadas em tecnologias, Otávio apostou em ampliar perspectivas e aproveitar o contato com empresas. 

– Eu não era da área de tecnologia, como programação. Sempre procurei atuar mais no contato e na comunicação. Eu até fiquei preocupado, porque me formei e não tive uma indicação de vaga. Mas quando veio a descrição dessa vaga, já pensei em agarrar – explica o jovem, que começou a estagiar em fevereiro.  

Perspectivas foram ampliadas

Motivado por agregar conhecimentos na área que já estudava, Marlon Maverick Vasconcelos Machado, 23 anos, ingressou no programa na trilha de programação, oferecida pela Oracle. Ele, que é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conseguiu  uma vaga no banco Agibank. 

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Marlon conseguiu vaga no Agibank como desenvolvedor iniciante

– Consegui através do Geração Caldeira. Passei pelas entrevistas ainda em dezembro e teve um longo processo de seleção. Em janeiro, recebi a resposta para iniciar em fevereiro – explica o jovem, que atua como desenvolvedor iniciante. 

O local de trabalho de Marlon também fica dentro do espaço do Caldeira. No momento, ele passa por treinamentos internos para sua função. Como aluno da primeira turma do Geração Caldeira,  garante que valeu a pena apostar no programa como meio para o mercado de trabalho:  

– O Nova Geração me deu outra perceptiva, de enxergar um caminho que não via antes para minha carreira. 

Segundo ciclo do Nova Geração terá 5 mil vagas

O Nova Geração oferece qualificação técnica voltada à tecnologia da informação e à nova economia, além de capacitações para desenvolvimento de habilidades socioemocionais com diversos parceiros. 

O lançamento do segundo ciclo do programa será no dia 17. A grande novidade desta edição é que o programa terá 5 mil vagas para jovens de todo Estado. Já na segunda fase do programa, o Geração Caldeira, com encontros presencias, serão 200 selecionados. 

– Aumentamos de 750 para 5 mil alunos que podem participar do programa. Já a segunda fase, aumentamos de 50 para 200 alunos fazendo a formação presencial, com bolsas e benefícios. E a ideia é empregar esses 200 ao longo do ano. No ano passado era um programa piloto e testamos a iniciativa. Entendemos nesse processo que o desafio é conseguir, de fato, chegar a mais jovens – destaca o gestor do Nova Geração, Felipe Amaral.

Segundo Amaral, as empresas da área de tecnologia e inovação ainda estão carentes de profissionais. Dentro do ecossistema do Caldeira, ele estima que há mais de 3 mil vagas a serem preenchidas. 

Os alunos poderão escolher entre trilhas educacionais, incluindo programação, gestão de vendas, marketing digital e experiência do usuário (voltada para o design). Nesta edição, a primeira fase terá quatro meses e seguirá no formato online para os 5 mil alunos. Na segunda fase, o Geração Caldeira, os alunos recebem bolsa auxílio e o processo será em encontros presenciais durante quatro meses. 

Amaral relembra o caso de um dos alunos, Gustavo Rodrigues Rocha, que veio de Tapes para Porto Alegre, aproveitar a imersão no programa e hoje já está trabalhando em uma das empresas. 

As inscrições serão abertas no lançamento, a partir de 17 de março. Jovens que têm entre 16 e 24 anos, alunos e ex-alunos da rede pública, podem participar do programa. Na semana que vem, o site do Instituto Caldeira terá todas as informações sobre o iniciativa. Também é possível acompanhar as novidades pelo perfil no Instagram

Entre os mantenedores estão os institutos Helda Gerdau, Jama, SLC e Lins Ferrão, além da Fundação A.J Renner e das empresas Banrisul, Oracle, Sicredi e do Sebrae.

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