Notícias



Piquetchê do DG

Com novo projeto, cantora Nady Garcia deseja inspirar mulheres gaúcha

Depois de um tempo longe dos microfones, artista de Itaqui retoma a carreira no meio tradicionalista 

08/05/2023 - 05h00min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Schneider Fotografias / Divulgação
Em breve, Nady lança clipe da nova canção “Vida de Campo”

Com mais de 20 anos de carreira, Nady Garcia é mais uma voz feminina que abre espaço no tradicionalismo gaúcho. Depois de um tempo longe dos microfones, a cantora de Itaqui, na Fronteira Oeste, retoma os trabalhos com o projeto Nady Garcia Mulher Gaúcha. Para este ano, ela planeja a gravação do seu primeiro álbum, com um tema que é importante para ela. 

– São as mulheres gaúchas. Pesquisei sobre e acredito que as mulheres merecem mais destaque dentro do movimento tradicionalista gaúcho. Esse projeto é uma homenagem às mulheres que nasceram e vivem no território do Rio Grande do Sul. E com isso quero levantar a bandeira em defesa da mulher e do empoderamento feminino – explica Nady. 

LEIA MAIS
"Era agora ou nunca", diz o novo Peão Farroupilha do RS
35 CTG, o primeiro centro de tradições do Rio Grande do Sul, chega aos 75 anos
Caravana da Barranca chega a Porto Alegre para celebração dos 50 anos do festival de música gaúcha

Segundo ela, a forma de empoderar outras mulheres aparece nas letras das canções. Mas o projeto vai além disso. Nady também promove um momento para trocas de ideias e de conhecimento com mulheres de diversas partes do Estado em lives transmitidas nas suas redes sociais. A iniciativa começa hoje, às 20h30min, com dois convidados, em um cenário com elementos tradicionalistas. 

– Serão lives semanais, todas as segunda-feiras. É um projeto chamado Nady Garcia e Mulheres do Sul. São convidadas de vários ramos e profissões, como médica, empreendedora, empresária, pois acredito que a mulher precisa de mais espaço para incentivar as outras. Vamos ter bastante a compartilhar neste sentido – diz a cantora. 

A carreira de Nady começou na banda Família Garcia, de Itaqui. Com o microfone em mãos, ela já esteve em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiânia.

– Meu pai é gaiteiro e sempre esteve envolvido no meio tradicionalista. Aos 12 anos, eu tentei tocar gaita, mas não consegui. Meu irmão conseguiu e percebi que não era mim. Aí comecei a cantar e tive o incentivo do meu pai. Me criei dentro desse ramo e também dancei invernadas – conta. 

Também acompanhou, por um tempo, o cantor Elton Saldanha, e foi cantora principal do grupo As Gurias. Além disso, integrou o projeto Gurias Gaúchas na Música. Não é a primeira vez que Nady manifesta que as mulheres merecem maior destaque no tradicionalismo.

Retomada

Em 2019, após o nascimento da primeira filha, a Manuela, com o acréscimo do período de pandemia, Nady pausou a carreira. Agora, ela garante que volta com mais dedicação para as apresentações e projetos. E, em breve, Nady lança o vídeo da música Vida de Campo:

– Essa música fala da mulher e da vida de campo. O clipe terá a participação de músicos e amigos em uma casinha no campo. 

Atualmente, a música está em fase de gravação. Depois da finalização em estúdio, a produção do clipe começa. Ainda não há data para o show de gravação do DVD, mas ela prevê para este ano ainda. 

– Não é para ser um show, mas um espetáculo. Quero trazer, além da música, os integrantes da invernada, tanto adultos quanto crianças, para incentivar. E eu também vou dançar – explica a cantora. 

A artista buscou apoio do poder municipal para começar os projetos e sua agenda também está aberta para apresentações. Para entrar em contato com a cantora e acompanhar o novo projeto, acesse as redes sociais, no Facebook, Instagram ou YouTube.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias